Logo O POVO+
Jornal do Leitor: O arco-íris, o piruá e a pipoca
Opinião

Jornal do Leitor: O arco-íris, o piruá e a pipoca

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

São 23h26min, (re) olho o que é certo e o que precisa de ajuste (estou conferindo relatórios) mas, a essa hora está tudo embaralhado, desconfio que o cansaço e a incerteza avançam terreno. Paro para fazer pipoca e, vendo a transformação do milho em pipoca, no mesmo instante me remeto a Rubem Alves e sua crônica "O fogo que nos transforma". Imediatamente fiz uma analogia ao arco-íris, e sua lenda, e ao trabalho resultante de uma pandemia e isolamento social que nos atingiu em cheio, seja de maneira física ou emocional.

Logo pensei: O arco-íris, assim como o milho passa por transformações, "quem não se transforma corre o risco de se tornar um piruá e seu destino é o fundo da panela", ou ainda, jamais atravessará o arco-íris porque não terá um Atsosi Bagani para transformar-se em borboleta e lhe estender a mão para mudar sua história.

No auge do cansaço quis somente ver o arco-íris e comer pipoca, mas às 00h é impossível, e possível foi somente analisar os relatórios que jurei concluir antes do sol raiar, mesmo que a exaustão desse sinal de sabotagem.

Volto a Rubem Alves novamente, penso ainda em sua crônica, "mas a transformação só acontece pelo poder do fogo. O milho de pipoca que não passa pelo fogo, continua a ser milho de pipoca. Assim acontece com a gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo fica do mesmo jeito, a vida inteira.

O fogo é quando a vida nos lança em uma situação que nunca imaginamos".

Portanto, o real e o imaginário se mesclarão tecendo matizes que dão a leveza e o colorido à nossa existência.

Se a física explica o arco-íris quando o sol atravessa as gotas de chuva, o que explica nosso encantamento perante o arco-íris?

Essa crônica pretendia falar sobre o limite humano e ao tergiversar percebi-me humanamente cansada, jamais limitada.

Alguém aceita um café?

 

O que você achou desse conteúdo?