Logo O POVO+
Erinaldo Dantas: Isso é democracia!
Opinião

Erinaldo Dantas: Isso é democracia!

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Erinaldo Dantas
Presidente da OAB-CE
 (Foto: Acervo pessoal)
Foto: Acervo pessoal Erinaldo Dantas Presidente da OAB-CE

Profundamente atípica, estaremos realizando, no próximo dia 15 de novembro, a primeira eleição em meio à uma pandemia. Mais do que nunca, a responsabilidade de definir prefeitos e vereadores dos 5.570 municípios brasileiros se torna essencial.

Em uma recente divulgação do Tribunal Regional Eleitoral, datada no dia 23 de outubro, sobre o balanço de denúncias de irregularidades na propaganda de partidos e candidatos em todo Estado, foram recebidas 1.099 denúncias. É necessário entender que as fake news são uma ameaça à nossa democracia e que em processo eleitoral, principalmente, pessoas que, consciente ou inconscientemente, propagam notícias falsas, podem interferir no resultado final das urnas.

Diante desse cenário, o desafio é resistir. Não é por acaso que a Constituição Federal, no artigo 133, preceitua que "o advogado é indispensável à administração da Justiça". O nosso papel é resistir dentro da institucionalidade. Não é resistir ideologicamente ou partidariamente, é garantir que o arcabouço jurídico, construído com sacrifício de muitas pessoas que vieram antes de nós, seja mantido. A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) vem cumprindo a obrigação de ser vanguarda e de garantir espaço para todos e todas.

Há apenas 88 anos, as mulheres nem sequer participavam da vida política no País, uma vez que eram proibidas de votar. Hoje, já podemos celebrar o recorde no número de candidaturas postulantes do sexo feminino e, pela primeira vez na história, a proporção do número de candidatos pardos e negros nas eleições municipais de 2020 já alcança o índice de 49,9%, superando os 48,1% dos candidatos que se autodeclararam brancos nos pedidos entregues à Justiça Eleitoral. Na OAB Ceará, não está sendo diferente. As mulheres inscritas nos quadros da Ordem correspondem à maioria, bem como nomeadas, nesta gestão 2019-2021, como presidentes de comissões temáticas e novas conselheiras.

Certa vez, o grandioso jurista Rui Barbosa afirmou que "a democracia, no século presente, já não se reduz a uma esperança, não é mais uma questão, não é apenas um direito, não é somente o apanágio de uma cidade ilustrada como Atenas, ou de um grande povo como o romano: é mais, é tudo nas sociedades modernas".

Não existe nada melhor do que você mesmo decidir o seu futuro. Pensamos diferentes e precisamos interpretar isso como uma oportunidade. Não encontrar o certo ou o errado, mas encontrar uma convivência pacífica. Nesse período eleitoral, o que mais almejo é que respeitem a diversidade de opinião, que olhem para a vida humana como matéria-prima e aprendam a não ganhar uma discussão, mas a viver em um processo democrático. Isso é democracia! E uma vez eleitos, que esses representantes possibilitem uma vida digna à nossa gente. É preciso encarar de frente, o povo precisa. 

 

O que você achou desse conteúdo?