Logo O POVO+
André Figueiredo: Vacina para todos
Opinião

André Figueiredo: Vacina para todos

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
André Figueiredo 
Deputado federal (PDT-CE)
 (Foto: Acervo pessoal)
Foto: Acervo pessoal André Figueiredo Deputado federal (PDT-CE)

Os últimos meses foram de muita angústia e luto para milhões de brasileiros. Há quase um ano, o Brasil vive grave crise sanitária, social e econômica. Em meio a tantas disputas ideológicas que pairam sobre o Governo Bolsonaro, e a inércia de um presidente que desdenha da vida, o Instituto Butantan e seus bravos servidores, cientistas, pesquisadores, gestores, conseguiram viabilizar em parceria com a chinesa Sinovac a vacina contra a Covid-19.

Mesmo que tardio, o Brasil viu no último final de semana luz no fim do túnel com a aprovação por parte da Anvisa da vacina Coronavac e AstraZeneca/Oxford. É a vitória da ciência contra o negacionismo! É a vitória da vida contra o desdém de Bolsonaro! Com isso, mesmo com as trapalhadas logísticas do ministro da Saúde Eduardo Pazuello, e as tentativas constantes de boicote de Bolsonaro à vacina, cerca de seis milhões de doses da Coronavac já circulam o Brasil. No Ceará, são 218 mil doses nessa primeira fase, um alento para todos nós!

Mas, precisamos ir além. Precisamos continuar a pressão para que todos possam ter acesso à vacina e, assim, rompermos com o ciclo de transmissão e podermos voltar à normalidade, com segurança. É necessário ainda analisarmos para além dessa batalha que foi o convencimento (ou constrangimento) a um chefe de Estado da importância da imunização para o povo brasileiro. Esse processo traduz uma grave crise que o Brasil vive para além do coronavírus. É a crise da consciência, da crítica e do bom senso. É a crise daqueles que atacam a nossa democracia e colocam em risco o futuro do Brasil.

Sob o discurso de que o coronavírus travou o País, Bolsonaro e seu governo conseguem o espaço necessário para justificar a incompetência e má fé. A pandemia impactou o mundo inteiro, mas no Brasil os reflexos seguirão por décadas. Isso porque, assim como não há minimamente um calendário organizado e logística de distribuição das vacinas, inexiste um projeto de país que possa garantir a retomada da economia, um processo de industrialização capaz de frear o desemprego e trazer esperança ao desalento que tomou conta do nosso País! Vacina sim, já, e para todos, mas precisamos parar esse entrave que impede o desenvolvimento do Brasil! 

 

O que você achou desse conteúdo?