Logo O POVO+
Leonardo Drumond: Um ano de mais movimento e vitalidade
Opinião

Leonardo Drumond: Um ano de mais movimento e vitalidade

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Leonardo Drumond 
Presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot) - Regional Ceará 
 (Foto: Acervo pessoal)
Foto: Acervo pessoal Leonardo Drumond Presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot) - Regional Ceará

O ano de 2020 foi desafiador. Pegou o mundo de surpresa. A potência de uma pandemia é devastadora. Todos sentiram na pele. Cada um da sua maneira e de acordo com a sua realidade. Os que não estavam na linha de frente no combate à Covid-19 travaram batalhas pessoais dentro de suas residências contra o medo, a ansiedade e as múltiplas incertezas que ainda rondam o futuro.

Diante da atual dinâmica, o novo normal chegou trazendo a obrigatoriedade do uso de máscara, da higienização constante e o distanciamento social. As pessoas que mantinham rotinas de exercícios físicos acabaram sem alternativas. Boa parte buscou se adaptar, mas outra, acabou por se entregar ao sedentarismo, favorecendo o aumento da massa corporal e o aparecimento de algumas comorbidades como, por exemplo, a sarcopenia que é a diminuição progressiva da massa muscular no corpo. Este problema, que acontece principalmente com os mais idosos, está levando várias pessoas aos consultórios médicos.

Não sabemos o que nos aguarda em 2021, mas para enfrentar o novo ano de forma positiva, é necessário cuidar da saúde do corpo. É possível, sim, voltar a uma rotina de exercícios físicos com equilíbrio e sem descuidar da proteção individual.

O começo do ano é um ótimo momento para dar início a mudanças de hábitos. Dessa forma, a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot) sugere a prática da musculação ou caminhada ao ar livre, tomando os cuidados devidos e o distanciamento. Manter o hábito não é tarefa fácil e, com o passar dos dias, muitos podem desanimar, mas já é chegada a hora de seguir em frente. É necessário ter em mente que são os hábitos de hoje que definirão a saúde que cada um terá no futuro. 

 

O que você achou desse conteúdo?