Logo O POVO+
Ricardo Holanda: Estamos todos nas nuvens
Opinião

Ricardo Holanda: Estamos todos nas nuvens

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Ricardo Holanda
Coordenador dos cursos de graduação de Redes de Computadores e Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade CDL
 (Foto: Acervo pessoal)
Foto: Acervo pessoal Ricardo Holanda Coordenador dos cursos de graduação de Redes de Computadores e Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade CDL

Nos dias atuais você, assim como milhares de pessoas, já deve ter usado diversos serviços que estão disponíveis nas chamadas "nuvens" ou "clouds", indo desde armazenamento de arquivos, até mesmo a disponibilização de uma completa e complexa infraestrutura de softwares e serviços.

De fato, as nuvens oferecem uma série de vantagens, dentre elas a alta disponibilidade dos serviços e a transparência de seu uso pelos usuários. Sabe o que isso realmente significa? Bem, isso indica que os serviços podem estar disponíveis a qualquer momento para os seus usuários, além de boa parte da complexidade da gestão destes serviços ficarem a cargo do fornecedor (AWS, Microsoft etc.).

Segundo a International Data Corporation, até 2023 o investimento em transformação digital crescerá mais de 15%, tendo como destaque o armazenamento em nuvem, sendo este um dos passos mais significativos para a transformação digital das empresas. O estudo aponta ainda que 65% do PIB global será digitalizado até 2022, portanto, trata-se de algo em plena e franca expansão.

A nível local, destaco a parceria entre o Governo do Estado do Ceará e uma das gigantes em Cloud, a AWS. Isso indica, de maneira forte, o direcionamento do uso das nuvens para propósitos organizacionais, públicos ou privados. Lembre-se: as nuvens propiciam alta disponibilidade dos serviços que lá estão, ideal para a continuidade e ampliação segura dos negócios, além do fato de diminuir, de forma significativa, o que é necessário para a gestão de toda a infraestrutura envolvida.

Agora pense: o que você já utiliza que está nas nuvens, o que poderia estar e como isso poderia facilitar sua vida ou da sua empresa? 

 

O que você achou desse conteúdo?