Logo O POVO+
Lucio Gomes: Infraestrutura para desenvolver
Opinião

Lucio Gomes: Infraestrutura para desenvolver

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Lucio Gomes 
Secretário da Infraestrutura do Estado do Ceará
 (Foto: Acervo pessoal)
Foto: Acervo pessoal Lucio Gomes Secretário da Infraestrutura do Estado do Ceará

O desenvolvimento sustentado de um estado, região ou país passa pela estruturação dos fluxos de transporte, sua intermodalidade e integração física. Desse esforço, obtém-se o aperfeiçoamento da logística, redução de custos, geração de oportunidades de negócios, empregos e crescimento econômico. O novo aeroporto de Sobral nasce sob esse signo.

Concebido a partir da necessidade de dotar o maior município da região norte do Estado do Ceará de um aeroporto à altura de sua importância, o novo equipamento substituirá o atual, que possui dimensões reduzidas de pista, sem possibilidade de expansão, por razões ambientais.

Incluso no Plano Estadual de Logística do Estado do Ceará - Pelt-CE, elaborado pela Secretaria da Infraestrutura, entre 2013 e 2014, o novo aeroporto atenderá um município que é polo regional nas áreas educacional, industrial, comercial e atendimento médico-hospitalar, entre outros serviços. Reconhecido por sua qualidade no ensino público, sede de universidades e com potencial para geração de mão de obra altamente qualificada, Sobral está pronta para receber empreendimentos de alto valor tecnológico e o aeroporto será o elo de ligação direta com o mercado.

O Aeroporto Regional de Sobral será habilitado para operar com aeronaves de porte médio, capaz de incrementar o transporte de cargas e passageiros em uma região com cerca de 1,5 milhão de habitantes.

Por outro lado, a integração do espaço do atual aeroporto à malha urbana de Sobral, além da reurbanização das áreas limítrofes, apresenta-se como importante elemento estruturador e ordenador do território, do ponto de vista urbanístico geral, abrangendo a melhoria da mobilidade, da acessibilidade, a reconstituição do tecido urbano pela continuidade do sistema de circulação, a possibilidade de ocupar ordenadamente áreas vazias ou subutilizadas, no equilíbrio entre a oferta de moradia e de postos de trabalho, no aumento da permeabilidade do solo, da cobertura vegetal, dos espaços públicos de convívio e lazer.

Um plano de reutilização da área do atual aeroporto de Sobral foi elaborado pelo Governo do Estado, sob os auspícios do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), como proposta de plano urbanístico específico para requalificar e reestruturar esse espaço urbano. 

 

O que você achou desse conteúdo?