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Costa Neto: Comunicação eficaz
Opinião

Costa Neto: Comunicação eficaz

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Costa Neto, pastor sênior e fundador da Comunidade Cristã Videira (Foto: Aurélio Alves)
Foto: Aurélio Alves Costa Neto, pastor sênior e fundador da Comunidade Cristã Videira

Já trabalho com comunicação há muito tempo por meio de palestras em empresas e órgãos públicos, de mensagens em igrejas e em conferências, tanto no Brasil como no exterior. Acredito que comunicar é um dom de Deus.

Concordo plenamente que comunicar não é sobre o que o falamos, e sim o que o ouvinte compreende. Entretanto, percebo que além daquilo que o outro compreende, uma boa comunicação é aquela em que o ouvinte fica tão à vontade que a mensagem transmitida passa a ser algo de fácil compreensão. Mas a pergunta que você deve estar fazendo é: como comunicar ao ponto de deixar o ouvinte à vontade? Como facilitar a compreensão dele? Permita-me expressar aqui algo bem prático.

Fale baixo - seu tom de voz faz toda diferença. Pessoas que gritam, que falam com um tom de voz muito alto, que usam a garganta (rouquidão) quando falam ou que seu timbre de voz assusta a qualquer um certamente não serão compreendidas, seja qual for o assunto em pauta. Falar baixo é primeiramente sinal de respeito com o ouvinte, é se colocar no mesmo nível dele, é sinal de humildade e, principalmente, de educação, tranquilidade e segurança.

Fale pouco - seja sucinto em suas colocações e fale o que precisa ser dito de forma direta e profunda. Objetividade é respeito com o tempo da outra pessoa. Falar pouco e dizer tudo é adjetivo dos bons comunicadores. Falar pouco significa que o comunicador é primeiramente um bom ouvinte. Sempre que você for falar, veja o que o ouvinte tem a dizer, com certeza você economizará algumas palavras.

Fale devagar - comunique bem e pausadamente suas palavras. Já observou aquelas pessoas que falam tanto que não conseguem pausar para respirar? Falar devagar tem o poder de prender a atenção dos ouvintes e, de forma intencional, transmite segurança do assunto abordado. Pessoas que agem assim, geralmente, usam a linguagem de forma correta e evitam erros clássicos. Por sinal, cuidado para citar as letras R e S ao final das palavras, quando necessário.

Fale baixo, fale pouco, fale devagar e veja sua comunicação ir a outro nível! 

 

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