Logo O POVO+
160 anos da Santa Casa de Fortaleza
Opinião

160 anos da Santa Casa de Fortaleza

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Luiz Marques, provedor da Santa Casa (Foto: O POVO)
Foto: O POVO Luiz Marques, provedor da Santa Casa

A Santa Casa de Fortaleza figura entre as instituições do Ceará que chegaram à maturidade centenária. Em meio a muitos desafios e conquistas comemora 160 anos de existência.

Inaugurada em 12 de fevereiro de 1861, com 80 leitos, foi o primeiro hospital do Ceará. A instituição nasceu como uma associação religiosa, regida pela diocese de Fortaleza, mas com receitas e despesas inseridas no orçamento provincial.

Com a separação entre Igreja e Estado, ganhou plena autonomia administrativa e financeira e a Provedoria passou a ser exercida pelo bispo de Fortaleza.

Em 1956, após nova reformulação do Estatuto, o Provedor e a Mesa Administrativa passaram a ser eleitos, sem interferência da Arquidiocese.

Seus membros são reconhecidos cidadãos beneméritos da sociedade, que prestam serviços sem remuneração e se dedicam à entidade por espírito humanitário. A direção é composta por 36 mordomos, à frente um Provedor eleito dentre eles.

A Irmandade administra um hospital geral com 280 leitos, um Psiquiátrico (HPSVP), com 130 leitos, uma Casa de Saúde (CSES), com 28 leitos, e o Cemitério São João Batista com 15 mil jazigos.

Mais de 90% dos seus leitos hospitalares se destinam a pacientes do SUS.

Inclinada ao exercício do pioneirismo, a Irmandade já em 1925 inaugurou o primeiro serviço de radiologia do Estado. Cinco anos depois o primeiro pavilhão para pacientes com tuberculose.

Em 1937 o primeiro serviço de urgência do Estado, que mais tarde deu origem ao IJF. Em 1948 com a fundação da Faculdade de Medicina do Ceará, abriu instalações à prática do ensino médico.

Após várias reformas, atualmente abriga variadas clínicas, além de serviços de quimioterapia, hemodiálise, ultrassonografia, radiologia, mamografia, endoscopia, exames laboratoriais e outras especialidades médicas.

Muitas têm sido as conquistas no campo da atualização de equipamentos, como um tomógrafo, uma Usina para produção de oxigênio, em fase de conclusão encontra-se uma nova UTI com 10 leitos, e, em breve, iniciará instalações para abrigar um moderno Acelerador Linear.

Somos uma grande família de abnegados: voluntários da administração, médicos, enfermeiras (os), farmacêuticos (as), fisioterapeutas(os), assistentes sociais, paramédicos e funcionários, mais de 800 pessoas a serviço da saúde e da vida

Em toda nossa história, temos recebido ajuda dos governos Estadual e Municipal, e, sobretudo, nos apoiado na sociedade, dos que querem fazer o bem, os que acreditam na força da fé e são capazes de doar parte do que têm para minorar e dor dos que sofrem e confortar os humildes com o abraço salutar da esperança. 

 

O que você achou desse conteúdo?