Logo O POVO+
Retorno às aulas com esperança e responsabilidade
Opinião

Retorno às aulas com esperança e responsabilidade

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Eliana Nunes Estrela
Secretária da Educação do Estado do Ceará
 (Foto: CARLOS PONTES FOTOGRAFIA)
Foto: CARLOS PONTES FOTOGRAFIA Eliana Nunes Estrela Secretária da Educação do Estado do Ceará

O ano letivo de 2021 teve início, oficialmente, nas escolas da rede pública estadual cearense. O retorno às aulas ocorre em contexto diferenciado, exigindo cuidados especiais e flexibilidade da parte de profissionais, estudantes e familiares.

Neste movimento de adaptação à nova realidade, em que tivemos que nos reinventar, aprendemos a ser mais humanos, solidários, compreensivos e resilientes. O esforço coletivo tem o objetivo de garantir a continuidade do processo de ensino e aprendizagem e priorizar a segurança de todos.

Desta forma, as aulas remotas estão mantidas. A implementação do modelo híbrido, em que são ofertadas tanto atividades presenciais como a distância, ocorre por adesão das escolas, após consulta à comunidade e ao Comitê Escolar.

Para os alunos em ensino remoto, são ofertadas diversas estratégias de aprendizagem, como plataformas digitais, meios impressos, especialmente o livro didático, e outros canais de comunicação, a exemplo das aulas na TV e no rádio.

No contexto da pandemia, a internet tem sido grande aliada na manutenção da vida escolar. Assim, com o objetivo de melhorar a conectividade dos nossos jovens e garantir o acesso às atividades online, o Governo do Ceará distribuiu chips para 338 mil alunos da rede estadual e entregará tablets para os estudantes que ingressam na 1ª série do Ensino Médio.

Com o intuito de preparar a população para o retorno presencial, a Secretaria da Educação (Seduc) organizou uma série de publicações, em formato de guias, voltadas a profissionais, famílias e estudantes. Cada volume contém esclarecimentos e instruções direcionadas aos respectivos públicos, prezando pela leveza e pelo aspecto didático.

Entendemos que a escola não é simplesmente um prédio, mas um lugar de sonhos, um palco de interações. É onde construímos vínculos afetivos e conhecimentos que nos acompanharão por toda a vida. Não podemos perder de vista esta perspectiva.

A volta ao presencial acontece de modo gradual, por série, e utilizando todas as ferramentas possíveis para prevenir a contaminação.

Em face dos desafios impostos pela pandemia, a colaboração de cada um é fundamental para que a segurança de todos seja preservada.

Da nossa parte, continuaremos desenvolvendo estratégias para que a Educação cearense siga avançando, sem deixar nem um aluno para trás. 

 

O que você achou desse conteúdo?