Logo O POVO+
A história de um Continente chamado Nordeste
Opinião

A história de um Continente chamado Nordeste

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Nascemos entre o Norte e o Leste.

Fomos o berço do Brasil.

Os nativos, verdadeiros donos das terras, sofreram as violências da invasão europeia. Como não conseguiram dominá-los a contento, os exploradores trouxeram nossos irmãos da Mãe África para serem escravizados em detrimento de ganhos exorbitantes. Foi o nosso chão que, em princípio, os recebeu.

Somos fortes! Forjados nas lutas desde sempre!

Os nove estados são visitados pelo astro rei diariamente. Somos calorosos, festivos e acolhedores!

O sangue que corre nas nossas veias tem um quê a mais de gosto pela felicidade.

"Minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá" e, também, a jandaia, a asa branca, a graúna, o corrupião, o cancão, o boé e o carcará, "que pega, mata e come".

A natureza nos ensina. O "mandacaru quando fulora na seca" avisa que a chuva vai chegar. A nossa mata muda de roupa. Veste-se de verdes mil. Sua roupagem cinza, quase branca, ela guarda para tempos de estiagem.

Somos educados sim! Os índices educacionais falam por si. Além disso, somos amáveis, corteses, gentis! Sabemos acolher com alegria àqueles que vêm a passeio ou a trabalho. A isso denominamos de educação emocional.

Temos um oceano de ponta a ponta!

As águas dos "verdes mares, que brilhais como líquida esmeralda aos raios do sol nascente", acolhem viajantes que vêm fugindo da lida nas cidades de gente mais quieta e contida. O mesmo oceano de águas quentes e salgadas oferece delícias que só existem aqui.

Somos um "continente" que vive no Brasil. Esse país plural que abriga tantos outros povos.

Tombemos para muito longe o preconceito.Celebremos, pois, a liberdade de ser quem somos!

O que você achou desse conteúdo?