Logo O POVO+
Daniel Maia: O Brasil mudou!
Opinião

Daniel Maia: O Brasil mudou!

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Advogado e professor Daniel Maia (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Advogado e professor Daniel Maia

Nos últimos anos o Brasil tem tido grandes mudanças culturais, as quais estão fazendo nosso país se tornar um lugar melhor para se viver. Essa evolução é muito importante que aconteça o mais rápido possível, pois ela demorou muito para começar.

Em vários momentos do nosso dia a dia podemos verificar tal evolução cultural, seja no uso do cinto de segurança dos veículos, o qual antes da reforma do Código de Trânsito em 1997 quase nunca era utilizado e hoje em dia os motoristas não precisam nem mesmo pedir para que os passageiros o coloquem; no reconhecimento da arte urbana, a qual sempre existiu nas ruas das grandes cidades, mas não era reconhecida; no maior respeito e cuidado com os animais, inclusive com a criminalização de condutas agressivas contra eles; com a maior tolerância a diversidade, pois apesar de ainda acontecer atos de violência e discriminação contra algumas minorias, de outro lado há uma maior compreensão de que todos somos diferentes uns dos outros e por isso mesmo todos merecem respeito; evoluímos também no que tange ao respeito ao consumidores, os quais hoje não toleram mais serem enganados ou prejudicados em uma relação contratual, tendo aprendido a reivindicar os direitos que o Código de Defesa do Consumidor nos trouxe.

Entretanto, a maior mudança ocorreu no que tange à intolerância à corrupção e às práticas odiosas que antes eram comuns de se ver, tais como a famosa "carteirada" ou o tráfico de influência.

É certo que ainda vemos muitos escândalos de corrupção, mas também é verdade que aquele sentimento de impunidade alimentado pela falta de punição para pessoas ricas e poderosas não existe mais.

Notem que nos últimos quatro anos dois Presidentes da República foram encarcerados, situação que era inimaginável há poucos anos. Sem falar dos maiores e mais ricos empresários do país, a exemplo de Eike Batista, os quais também tiveram que amargar a sensação de ver o sol nascer quadrado.

Enfim, ainda temos muito o que evoluir, mas é inegável que o Brasil mudou. 


O que você achou desse conteúdo?