Logo O POVO+
Gasolina é cara porque Bolsonaro quer
Opinião

Gasolina é cara porque Bolsonaro quer

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Iran Gonçalves, sindicato dos Petroleiros (Foto: DIVULGAÇÃO)
Foto: DIVULGAÇÃO Iran Gonçalves, sindicato dos Petroleiros

O preço dos combustíveis (gasolina, diesel e gás de cozinha) está tão alto no Brasil por pura decisão do presidente Jair Bolsonaro. Isso porque a Petrobrás adotou uma política que segue o preço internacional do barril de petróleo, apesar de produzirmos e refinarmos tudo nacionalmente. Além disso, as decisões econômicas do governo resultaram na elevada desvalorização do Real, o que encarece ainda mais os produtos.

Falsas notícias colocam o ICMS como responsável pela alta. Porém, além do cálculo ser percentual, o imposto estadual é o mesmo desde 2015. Tal manobra visa apenas esconder a responsabilidade do governo federal.

Toda essa política econômica possui como objetivo favorecer os especuladores internacionais e facilitar a entrega de nossas refinarias. Recentemente foi anunciada a venda da Refinaria da Bahia para um grupo árabe por uma bagatela de 1,65 bilhões de dólares. Como comparação, somente a última ampliação da unidade, obteve seis bilhões de dólares em investimentos. É um verdadeiro crime contra nossa soberania.

A Petrobrás deveria ser utilizada ainda mais para fomentar a economia nacional, com combustíveis a preço justo possibilitando a retomada de diversos setores econômicos do país, além de gerar empregos aqui, ao contrário da determinação atual da empresa que decidiu construir plataformas em outros países, exportando milhares de empregos de um país que agoniza com milhões de trabalhadores desempregados.

A solução é alterar a política de preços da Petrobrás e utilizá-la pensando no povo brasileiro; colocando suas refinarias para funcionar em sua capacidade plena; cancelando as privatizações, afinal, a Estatal produz, refina e vende nacionalmente. n

O que você achou desse conteúdo?