Logo O POVO+
Vladimir Spinelli: Redenit-CE, histórico e futuro
Opinião

Vladimir Spinelli: Redenit-CE, histórico e futuro

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Posse de Spinelli vem com as bênçãos de São José (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Posse de Spinelli vem com as bênçãos de São José

Em 2006 a Universidade Estadual do Ceará (Uece) desenvolvia o seu Núcleo de Inovação Tencológica - NIT, não apenas em cumprimento à Lei 10.973/2004, mas por acreditar na importância que teria para a Universidade.

Um dos primeiros desafios enfrentados pela equipe foi o de convencer os professores envolvidos em atividades de pesquisa de que o NIT tinha como propósito apoiá-los, especialmente na proteção da propriedade intelectual, algo ainda não muito difundido.

Assim, a par de reuniões e de muitas conversas, deu-se início à apropriação de conhecimentos nessa área, como foram exemplos workshops com técnicos do Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em uma parceria extremamente proveitosa com o Banco do Nordeste do Brasil - BNB.

Em artigo de 5/10/2020, mostramos que o NIT da Uece foi, mais do que isso, uma semente para que as Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT) no Ceará pudessem unir esforços, através de uma rede institucional aberta: a Redenit-CE.

Como alicerces, destacamos a implantação dos Boletins de Oportunidades para ICTs, participação em encontros como a Feira do Empreendedor (Adece 2008), desenvolvimento de uma página própria do NIT/Uece, com link para o INPI e o Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia - Fortec, a elaboração da Política de Propriedade Intelectual da Uece e de momentos como o Inova 2009 (Fiec).

As macros ações estabelecidas para o NIT/Uece tais como: o Fortalecimento Institucional, a Formação de Recursos Humanos, o Relacionamento com o Setor Produtivo e Construção e a Implementação de Sistemas Gerenciais de Informação foram outros suportes para o entendimento da necessidade da Rede, que tomou forma em 2009, superando as expectativas de reunir as ICTs do próprio Estado para abranger todas as então 17 ICTs estaduais, federais e privadas existentes no Ceará.

Apesar das dificuldades enfrentadas, a Redenit-CE, hoje agregando mais de 20 ICTs, permanece com o mesmo espírito de congregação democrática e visão clara da importância da Ciência, da Tecnologia, da Inovação e do Empreendedorismo. 

 

O que você achou desse conteúdo?