Logo O POVO+
Cesar Ribeiro: Pandemia, vacinas e relaçõesinternacionais
Opinião

Cesar Ribeiro: Pandemia, vacinas e relaçõesinternacionais

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Cesar Ribeiro, secretário de Relações Internacionais do governo do Ceará (Foto: DIVULGAÇÃO)
Foto: DIVULGAÇÃO Cesar Ribeiro, secretário de Relações Internacionais do governo do Ceará

Os esforços que o Governo do Ceará vêm fazendo para viabilizar a compra de vacinas contra a Covid-19 passam pelo excelente histórico de suas relações internacionais.

Com a tensa e difícil relação da política externa brasileira com alguns países como China, Índia e Estados Unidos, tornou-se cada vez mais importante a manutenção e reforço das relações bilaterais com a comunidade internacional.

O Ceará, ao longo dos anos, e especialmente nas gestões do governador Camilo Santana, tem se aberto ao mundo de uma forma estratégica, visando a internacionalização de sua economia e também a cooperação com países diversos.

China, Estados Unidos, França, Alemanha, Holanda, Espanha, Portugal, Dinamarca e Austrália, entre outros, são alguns exemplos de países que já geraram bons frutos para o Estado em diversas áreas do seu desenvolvimento.

É desse ambiente de cooperação e bom relacionamento mantido pelo Ceará com a comunidade internacional que renovamos as esperanças de mais oportunidades para a compra de vacinas, uma vez que a gestão nacional não vem atendendo as expectativas.

O ambiente cordial e profissional da diplomacia dos consulados e embaixadas, assim como os contatos com setores de fornecedores estratégicos mundiais, estão sendo muito importantes durante a luta do Ceará contra a pandemia, seja com a solidariedade recebida ou com a abertura de portas.

O coronavírus e seus efeitos em diversas áreas deixaram o mundo instável e vulnerável. No entanto, a cooperação internacional tem sido uma importante aliada para a superação de dificuldades e geração de oportunidades, seja na troca de experiências e informações ou na realização de pesquisas científicas que resultem em ações para o combate à pandemia.

É através dessa sinergia que os países poderão colaborar entre si por meio de seus melhores recursos, práticas e avanços científicos e assim obter êxito de forma mais rápida para superar os danos que os atingem.

É nessa rede de apoio que ultrapassa todas as fronteiras que o Ceará está inserido. Sabemos que há um enorme engajamento do governador Camilo Santana e de sua equipe para a aquisição de vacinas para os cearenses que ainda não foram imunizados e temos certeza de que o esforço será recompensado.

 

O que você achou desse conteúdo?