Logo O POVO+
Ronaldo Martins: Igreja essencial: apoio religioso e social
Opinião

Ronaldo Martins: Igreja essencial: apoio religioso e social

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Ronaldo Martins, vereador em Fortaleza (Foto: O POVO)
Foto: O POVO Ronaldo Martins, vereador em Fortaleza

Os Templos não são apenas prédios, um local de encontro ou uma organização. A igreja é o conjunto de todos os crentes em Cristo, independentemente da denominação e das especificidades de sua organização. Como cristãos e como parte da igreja de Cristo, não podemos pensar que o papel da igreja se resume a evangelizar, isso é fundamental mas não é tudo.

A igreja tem que se fazer presente exercendo seu papel social, na família, na educação, nas políticas públicas. Para fazer frente a todas estas demandas, a igreja precisa estar organizada, precisa preparar os seus líderes, deve estar estruturada e conhecer seus membros. A igreja organizada cresce com mais eficiência e dissemina os valores cristãos e a sociedade ganha muito com isso.

Durante a Pandemia da Covid-19 além do seu papel social onde seus voluntários e líderes doaram comidas, cestas básicas, água, roupas, cobertores e materiais de higiene pessoal, a igreja fez também o seu papel mesmo que virtualmente, de acolhimento e aconselhamento das pessoas com crises de depressão e ansiedade.

Um estudo realizado pela Uerj e publicado pela revista The Lancet no ano passado, revelou que os casos de depressão aumentaram 90%. Crises de ansiedade e estresse agudo, ainda de acordo com o estudo, mais que dobrou entre os meses de março e abril de 2020.

A OMS no ano passado também apontou aumento dos índices de suicídio, depressão, preocupação, medo, ansiedade, violência doméstica e uso abusivo de álcool e outras drogas. O parágrafo único da Lei é claro quando informado que poderá ter limitação do número de pessoas presentes de acordo com a gravidade da situação das autoridades competentes. Muitas pessoas não tem familiares, não encontram apoio, não tem uma palavra amiga. A igreja faz esse papel.

Os templos abertos, além de todo o papel social que fazem, ajudam pessoas a lidar com as emoções durante a pandemia. Maracanaú e Caucaia já tem essa Lei aprovada.

Então, é essencial que os templos da nossa capital, permaneçam abertos para atender a população, pois a igreja muitas vezes está onde o governo não chega. 

 

O que você achou desse conteúdo?