Logo O POVO+
Costa Neto: O caminho para as oportunidades
Opinião

Costa Neto: O caminho para as oportunidades

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Costa Neto, pastor sênior e fundador da Comunidade Cristã Videira (Foto: Aurélio Alves)
Foto: Aurélio Alves Costa Neto, pastor sênior e fundador da Comunidade Cristã Videira

Diz-se que oportunidades são portas abertas, situações favoráveis que se abrem, caminhos desejados que se colocam na nossa frente, uma chance esperada que fará grande diferença em nossa caminhada.

Seja qual for a definição, a imagem que me vem à mente é que a oportunidade surge como algo mágico. Não seria possível construirmos as oportunidades? Dentro dessa perspectiva, proponho o caminho a seguir.

Oportunidades se constroem pelas experiências do nosso passado. Falar de passado é imaginar que precisamos olhar para ele como se olha pelo retrovisor de um carro.

Mesmo que o objetivo seja seguir com o olhar para frente, precisamos voltar nosso olhar para trás em determinados momentos. Carregamos acontecimentos maravilhosos que precisam ser celebrados, bem como cicatrizes que nos ensinaram.

Oportunidades se constroem com as experiências do nosso presente. Aproveitar cada momento do dia a dia, desfrutar a companhia das pessoas que tanto amamos, ouvir bons conselhos dos mais experientes e estar aberto para o aprendizado.

O profeta Moisés afirmou que "a vida passa depressa e nós voamos" e completou seu salmo com um pedido a Deus: "Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria" (livro de Salmos 90: 10 e 12).

Aproveitar o dia, administrar o tempo, fazer o que se deve fazer, construir o amanhã, na esperança de que ele venha a existir pelo fato de viver cada dia da melhor forma possível.

Oportunidades se constroem com a esperança de um futuro promissor. Aqui a palavra-chave é esperança, e o caminho dela é ter visão.

A propósito, visão é a convicção real de um futuro que, embora ainda não exista, sua realidade pode se antecipada com atitudes que trarão esse amanhã à existência, como se ele já existisse. Deu para entender? Tenha uma visão clara para sua vida, sua família, sua empresa, seu negócio. Viva como se o futuro já existisse. Aja como se já estivesse lá.

Ficar à espera de uma oportunidade, simplesmente sonhando ou esperar a sorte chegar e bater na porta talvez não sejam as melhores atitudes. Talvez a melhor definição seja a protividade. Vamos criar as oportunidades vivendo com sabedoria o passado, o presente e o futuro.

 

O que você achou desse conteúdo?