Logo O POVO+
Democracia: do discurso vago à prática
Opinião

Democracia: do discurso vago à prática

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Leonardo Alcântara, diretor do Sindicato dos Médicos (Foto: DIVULGAÇÃO)
Foto: DIVULGAÇÃO Leonardo Alcântara, diretor do Sindicato dos Médicos

Após o fim das eleições para a diretoria do Sindicato dos Médicos do Ceará e em respeito aos nossos associados, venho, em nome de nossa tão estimada instituição, defendê-la das inverdades proferidas por pequeno grupo insatisfeito com o resultado do processo eleitoral.

Em relação ao trabalho operacionalizado pela entidade durante o pleito, o sindicato afirma que a votação para a escolha dos novos membros que irão gerir a instituição (triênio 2021 - 2023) transcorreu conforme os ditames da Lei e do Estatuto da entidade, do Edital da Eleição, amplamente divulgado, e da anuência da Junta Eleitoral - empossada de forma paritária e democrática. É preciso lembrar que o referido órgão colegiado foi formado por representantes das duas chapas inscritas para o processo, o que torna inválidas as acusações de parcialidade nas eleições.

Democracia não é uma palavra que pode ser utilizada de forma vazia. Seu significado é denso e sua prática necessária, que inclui o espaço ao contraditório, o compromisso com a verdade e a aceitação da vontade coletiva por meio do voto. Do contrário, é apenas falácia.

A entidade é reconhecida pelo seu trabalho em prol dos médicos cearenses, sendo referência nacional na defesa da categoria. Nossas ações incluem também o debate de políticas públicas eficientes na saúde e uma atuação enérgica em meio à crise do coronavírus. Atualmente, estamos em campanha pela vacinação de toda a classe médica contra a Covid-19. Também destaco a atuação imparcial e independente do sindicato. O que torna obscena a tentativa de associar a entidade ao número de mortos na pandemia.

A diretoria do sindicato faz questão de lembrar que a instituição atua por um propósito maior: trabalhar em prol de melhores condições para o médico. Portanto, após as eleições, é imprescindível que a categoria permaneça unida, pois ainda há muito o que se fazer pela classe. Por fim, o Sindicato dos Médicos do Ceará agradece a confiança dos 2.235 médicos que exerceram, de forma democrática e participativa, direito ao voto nas Eleições Sindicais 2021. n

O que você achou desse conteúdo?