Logo O POVO+
Assis Cavalcante: Fecomércio e o desenvolvimento social
Opinião

Assis Cavalcante: Fecomércio e o desenvolvimento social

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Assis Cavalcante, presidente da CDL de Fortaleza (Foto: Rodrigo Carvalho/O POVO)
Foto: Rodrigo Carvalho/O POVO Assis Cavalcante, presidente da CDL de Fortaleza

Um velho tinha filhos que brigavam muito entre si. Na ora da morte, chamou-os para dar conselho valioso. Apresentou-lhes um pacote com vários gravetos justapostos, formando uma corda. Pediu a cada um que os quebrasse, na ruma. Não conseguiram. "Agora, desatem o embrulho e quebrem os gravetos, um a um". E cada pedaço foi facilmente quebrado. Concluiu: "Individualmente, vocês podem ser conquistados, mas, juntos, são invencíveis. A união dá força".

A história poderia chamar-se "A unidade produz força" e ter inspirado uma outra, aqui no Ceará, iniciada com o empresário Clóvis Arrais Maia após o fim da 2ª Guerra Mundial. E que hoje justificaria a fundação da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio) - prova concreta de que, quanto mais pessoas se unem em favor de uma causa, maior é a força e a probabilidade de sucesso.

Administrador de Sesc, Senac e IPDC, o Sistema Fecomércio tem marcado a sua atuação na representatividade e na defesa das principais causas das empresas do comércio, no desenvolvimento dos comerciários e da comunidade em geral, por meio de iniciativas que visam a educar, melhorar e transformar vidas. Que o digam os frequentadores dos restaurantes do Sesc Centro e Sesc Fortaleza, onde 3.400 refeições são distribuídas diariamente.

Entidade sindical-patronal, congrega 36 sindicatos do setor do comércio, representando mais de 150 mil empresas atacadistas e varejistas.

Os segmentos representados pela Fecomércio correspondem a 56,7% da economia de Fortaleza, sendo o setor que mais emprega (cerca de 570 mil trabalhadores com carteira assinada), equivalendo a 55,7% do emprego formal.

Atua nos 184 municípios cearenses, em unidades próprias ou em parcerias com a iniciativa pública e privada, reconhecido que é pela promoção de treinamentos, entre os quais o de Técnico em Óptica, pelo Senac/CE. Parceira da CDL, é uma mão na roda para a qualificação do pessoal de pequenos e micro empreendedores.

A Federação aí está para unir lideranças do setor produtivo e desenvolver não apenas o comércio, mas contribuir, principalmente, com o desenvolvimento social do Estado. 

 

O que você achou desse conteúdo?