Logo O POVO+
Flamínio Araripe: Meditação não é cloroquina espiritual
Opinião

Flamínio Araripe: Meditação não é cloroquina espiritual

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

oda maneira de amar vale a pena, canta Milton Nascimento. Digo o mesmo das maneiras de meditar. A forma diferente da sua não se encerra no estereótipo do monge que cochila ao repetir a sílaba om.

Esta visão de meditante sentado em lótus com pernas entrelaçadas não se coaduna com a prática hoje adotada em hospitais, escolas e empresas. Embora venha de uma tradição milenar na humanidade, este modo de acessar os recursos da vida interior continua válido.

Existem muitas formas de meditar. Por concentração, contemplação, zazen, antroposófica, mindfulness, com mantra, pela fixação de um Flamínio Araripe objeto na mente e sua movimentação, por fusão do nosso ser com o objeto.

Existe a meditação andando - a 3 ou 4 passos inspiro; a 3 ou 4 expiro. Nadar com a atenção conectada no presente ou lavar pratos pode ser meditar, por que não?

A série "Meditação Guiada" (Netflix), dá boas dicas. Um episódio coloca a imagem do meditante sentado à margem de uma estrada; os pensamentos na mente são os carros que passam. Eles não precisam parar.

No meditar seguimos a flecha em direção a um alvo. Mas não sabemos onde acertar. O desafio de experimentar o silêncio, a inocência. Deixar fluir. A arte do arqueiro zen.

Vivemos tempos em que é necessário aplicar em nós essa técnica simples que elimina o stress e nos aproxima da vida interior. Um olhar no espelho que reflete a permanente mutação.

Existe comprovação científica de que a meditação transcendental aumenta em 30% o resultado do desempenho acadêmico. O fluxo da criatividade se abre quando praticamos esta técnica natural e sem esforço. Melhora a produtividade. Na saúde, é prevenção.

"Meditação é o que tem de inovador do ponto de vista do cuidado", diz Nelson Filici, coordenador do Laboratório de Práticas Integrativas, Complementares e Alternativas em Saúde, da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. "Mais medicamentos e intervenções do âmbito físico podem ajudar um pouco, mas não podem resolver o tanto de adoecimento que temos. Precisamos acessar outros conhecimentos", ele afirma.

Meditação não é a cloroquina espiritual. É simples, mas o simples não é fácil.

 

Foto do Articulista

Flamínio Araripe

Articulista
O que você achou desse conteúdo?