Logo O POVO+
Padre Reginaldo Manzotti: É tempo de esperança
Opinião

Padre Reginaldo Manzotti: É tempo de esperança

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

No dia 12, celebramos Nossa Senhora de Guadalupe. As aparições da Virgem Maria oficializadas pela Igreja sempre deixaram profundas marcas na história, na alma e no coração dos fiéis. As impressionantes provas da aparição de Nossa Senhora ao índio Juan Diego até hoje desafiam a ciência.

Na imagem do manto, Nossa Senhora aparece como uma jovem recém-saída da adolescência, com pele morena e rosto ovalado, cujo semblante sugere uma atitude de profunda oração, amor e ternura. Fenômenos inexplicáveis do ponto de vista da ciência e das técnicas de pintura conhecidas pela humanidade também estão presentes na imagem de Nossa Senhora e fazem os estudiosos concluírem por sua origem milagrosa.

Um deles, descoberto por um pesquisador após a ampliação dos olhos da imagem de Nossa Senhora de Guadalupe com aparatos tecnológicos, é a constatação de que sua íris reflete uma cena em que aparecem várias figuras, o que seria inviável dado o espaço diminuto, incluindo um índio sentado com a pernas cruzadas; o bispo; outro espanhol, que, como se sabe, servia de intérprete para o bispo; uma mulher negra, chamada Maria, que trabalhava na sede episcopal; uma família com seis pessoas, entre elas, crianças; o próprio índio Juan Diego com a tilma esticada contendo a imagem e para onde estão voltados os olhares dos demais.

Também não poderia deixar de destacar neste mês a Festa do Natal, que, depois da Páscoa do Senhor, é a festa mais importante para os católicos. O Natal do Senhor trata-se do cumprimento da promessa de Deus. É o próprio Deus que vem ao nosso encontro.

Todos os anos, a graça e o sentido do Natal se renovam. José e Maria procuram um lugar para Jesus nascer e batem à nossa porta. Façamos da nossa família um presépio e de nosso coração uma manjedoura para acolher o Menino Jesus. É esse o lugar em que Ele mais deseja nascer.

Deus Menino vem a nós com um forte apelo de paz, união, solidariedade e esperança. Então, mais do que nunca, depois de tudo o que passamos e ainda estamos passando nessa pandemia, Natal é tempo de renovar a esperança, de exercitar a caridade, o perdão e viver em toda sua plenitude essa experiência do amor de Deus, porque Natal é amor.

Uma luz brilhou para nós, nasceu-nos um Menino, um Salvador, o Emanuel. Por amor, Deus visitou o Seu povo e entre nós fez Sua morada! Feliz e Santo Natal a todos! n

 

Foto do Articulista

Pe. Reginaldo Manzotti

Articulista
O que você achou desse conteúdo?