Logo O POVO+
Bolsonaro seguiu as proposta do guru, deu no que deu
Opinião

Bolsonaro seguiu as proposta do guru, deu no que deu

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Mais uma vez chamo a atenção para aquela que foi a reunião mais reveladora do que seria o governo de Jair Bolsonaro, política expressa abertamente pelo próprio presidente recém-eleito. Agora, a propósito da morte de Olavo de Carvalho, acontecida na segunda-feira, considerado o "guru" do bolsonarismo.

O encontro, em Washington, foi realizado cerca de dois meses depois da posse do capitão, com a presença de destacados líderes trumpistas, dos filhos do presidente e auxiliares mais próximos. Olavo de Carvalho em papel de destaque.

Ele sentou do lado direito de Bolsonaro e foi a única pessoa citada em seu breve discurso. O presidente disse que o escritor era um de seus "grandes inspiradores", e também responsável pela "revolução" da qual se considerava líder.

O discurso do presidente, em tom messiânico, apresenta, em poucas palavras, a linha que seu governo iria seguir. Ele começa dizendo de sua admiração pelo "povo americano" e continua:

"O que eu sempre sonhei foi libertar o Brasil da ideologia nefasta da esquerda. Um dos grandes inspiradores meus, está aqui à minha direita, o professor Olavo de Carvalho. Ele é inspirador de muitos jovens no Brasil. Em grande parte devemos a ele a revolução que estamos vivendo. Prezado Olavo de Carvalho, o Brasil não é um terreno aberto, onde nós pretendemos construir coisas para o nosso povo. Nós temos que desconstruir muita coisa, desfazer muita coisa, para depois começarmos a fazer. Que eu sirva para ser pelo menos um ponto de inflexão, já estou muito feliz".

Na sequência, Bolsonaro diz que o Brasil "caminhava para o socialismo, para o comunismo" e atribuiu à "vontade de Deus" os dois "milagres" que lhe teriam acontecido: ter sobrevivido a uma facada durante a campanha e a sua eleição para presidir o Brasil.

O que Bolsonaro falou em "desconstruir" é o sumo da "filosofia" de extrema direita olavista, cuja visão de mundo se resumia a combater fantasmas que só existiam em sua imaginação distorcida: a suposta dominação comunista, feminista, "gayzista" e do povo negro, que se estenderia pela educação, cultura e na vida cotidiana, uma insana "guerra cultural", na qual seria lícito usar todas as armas para vencê-la.

Deu no que deu. n

 

Foto do Articulista

Plínio Bortolotti

Articulista
O que você achou desse conteúdo?