Logo O POVO+
Visita-nos, Mãe
Opinião

Visita-nos, Mãe

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Padre Reginaldo Manzotti, fundador e presidente da Associação Evangelizar é Preciso e pároco reitor do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, em Curitiba (PR) (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Padre Reginaldo Manzotti, fundador e presidente da Associação Evangelizar é Preciso e pároco reitor do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, em Curitiba (PR)

Celebramos, no último dia do mês mariano, a significativa festa da Visitação de Maria. Ela, depois de receber do Anjo a saudação e a grande missão de ser a Mãe do Salvador, ouviu também dele a notícia de que a sua prima Isabel, que era estéril, alcançou de Deus a graça de ser mãe na velhice. Estava grávida, no sexto mês.

Diz o Evangelho que Maria, alguns dias depois, partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia (Lc 1,39). Isso quer dizer que ela não ficou acomodada em casa, pensando apenas em si mesma ou preocupada com o que viria pela frente, mas anda apressadamente, pelas regiões montanhosas para visitar Isabel.

Meditando sobre esse gesto, nós nunca podemos deixar esmorecer dentro de nós essa dimensão da visitação, do anúncio, da procura, de ir atrás, de se pôr a caminho. Isso é missão da Igreja, é nossa missão.

No momento do encontro, assim que Isabel escutou a abençoada voz de Maria, João pula de alegria no ventre de sua mãe, revelando assim a presença do Messias no ventre da Virgem. Isabel ficou cheia do Espírito Santo e a chama de bendita entre as mulheres. Maria não nega os benefícios de Deus e abre os lábios para entoar o canto mais lindo que podemos encontrar na Bíblia, o Magnificat.

Se tem algo que temos que aprender de Nossa Senhora é humildade e obediência. É o que nos faz perceber que não somos merecedores de nada, que tudo que somos e temos vem de Deus.

Por isso, temos que pedir e aprender de Nossa Senhora a virtude da humildade que santifica. Quem não é humilde não reconhece e se fecha para Deus. Quem não é humilde não reconhece que o Poderoso fez e faz grandes coisas a nosso favor. Tenhamos esse

reconhecimento, olhemos para a nossa vida e perceberemos quem fomos e quem somos. Se chegamos até aqui é pela graça de Deus, que foi misericordioso, bondoso, perdoador. Caso contrário, ninguém estaria em pé hoje. Deus derruba o trono dos poderosos e eleva os humildes, enche de bens os famintos e despede os ricos sem nada. n

O que você achou desse conteúdo?