Logo O POVO+
Vagner Mota de Souza: A sustentabilidade e as práticas ESG
Opinião

Vagner Mota de Souza: A sustentabilidade e as práticas ESG

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Os princípios de responsabilidade socioambiental e de governança têm sido gradualmente consolidados tanto em entidades públicas quanto privadas. Nesse sentido, os investimentos no mercado financeiro também estão cada dia mais associados à sustentabilidade e aos impactos que podem gerar para a sociedade. Diante disso, nos últimos anos foi desenvolvido o acrônimo ESG para se referir a Environmental, Social and Corporate Governance, que em português significa Ambiental, Social e Governança Corporativa, representado pela sigla ASG, para designar os investimentos pautados pela proteção ao meio ambiente, geração de impacto positivo para a sociedade e mecanismos de governança corporativa.

Sobre o assunto, o mercado financeiro desenvolveu diversas formas de atuação para determinar a concessão de crédito ou a escolha de ativos para realizar aplicação financeira. A partir da priorização na concessão do crédito daqueles clientes que atuem em consonância com as melhores práticas ESG. O score de crédito do cliente pode sofrer alterações, conforme for o impacto social e ambiental e o nível de maturidade de sua governança atrelado ao tema.

Seguindo essas diretrizes, podem ser negados investimentos em determinados setores da economia, de empresas ou de projetos, como a indústria do tabaco.

Além disso, a Comissão de Direito Bancário da OAB-CE realizou reunião para tratar da sustentabilidade no âmbito das instituições financeiras, quer seja na forma de concessão de crédito, quer seja nos produtos de investimentos ofertados, quer seja na atuação institucional.

Ademais, registre-se que há uma forte tendência de mercado para ações efetivas relacionadas à sustentabilidade, tanto é que a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) estabeleceu Política de Sustentabilidade e Princípios para a Responsabilidade Bancária, além da criação do Comitê ESG.

Por fim, é importante destacar que a pauta ESG é bastante ampla, alcançando temas como emissão de carbono, diversidade na composição dos órgãos superiores das instituições, privacidade e segurança de dados e políticas anticorrupção.

 

Foto do Articulista

Vagner Mota De Souza

Articulista
O que você achou desse conteúdo?