Logo O POVO+
Saúde da pele em primeiro lugar
Pause

Saúde da pele em primeiro lugar

O câncer de pele está relacionada à radiação ultravioleta, emitida pelo sol. Previna-se!
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Cropped shot of a young woman posing with suntan lotion on her shoulder (Foto: Getty Images)
Foto: Getty Images Cropped shot of a young woman posing with suntan lotion on her shoulder

Os próximos dias são tentadores. Quem não quer ou já planeja esticar o recesso de final de ano onde tenha sol? Só cuidado. Saúde em primeiro lugar. Antes de exibir o último lançamento da temporada, vestindo moda ou carregando o item beauty no necessaire da bolsa, é bom checar se já cumpriu o básico. Você já passou seu filtro solar hoje? O cuidado, somado a outros, como evitar tomar sol em determinados horários do dia, é essencial para a prevenção do câncer de pele. O alerta é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que criou, há cinco anos, a campanha do Dezembro Laranja (seja bem-vindo!).

O mês pré-férias de janeiro e Carnaval é totalmente dedicado a esclarecer sobre o assunto, caso nem tenha ideia, cada vez mais recorrente. Você sabia que um a cada quatro casos novos de câncer no Brasil, é de pele? O dado é do Instituto Nacional do Câncer (INCA), que informa outro número preocupante. Ainda segundo o instituto, 30% de todos os tumores malignos do brasil correspondem ao câncer da pele. Quem se viu recente nesta estatística foi o técnico Vanderlei Luxemburgo, 67, do Vasco, após uma biópsia de três pintas do nariz acusar que uma delas era maligna.

"Tanto a exposição solar diária, ou seja, receber pequena quantidade de sol ao longo da vida em partes expostas do corpo, quanto episódios de exposição intensa e desprotegida, aumentam as chances de desenvolver um câncer de pele", esclarece o médico dermatologista Elimar Gomes, à frente da Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Pele da SBD.

Segundo o especialista, mais de 90% dos casos de câncer de pele são causados pela exposição aos raios ultravioletas do sol. Para ajudar a entendê-los - e a fugir deles -, ele explica: "Os raios UVA são praticamente constantes durante o dia e representam 95% da radiação que atinge o corpo e o rosto. Eles penetram profundamente na pele e são os principais responsáveis pelo fotoenvelhecimento, reações cutâneas (fotoalergias e fototoxicidades), manchas solares e câncer de pele. Já os raios UVB são intensos entre 9 e 15 horas e provocam na pele morena o agravamento de manchas e, na pele branca, vermelhidão, queimaduras solares e uma série de alterações que determinam o câncer de pele".

Além da orientação quanto ao diagnóstico precoce, caso identifique alguma lesão suspeita na pele (veja o bê-a-bá no site da SBD), ainda de acordo com o dermatologista, é indispensável o uso diário de protetor solar fator 30 ou maior. Associado a ele: "É recomendável usar chapéu, óculos escuros, roupas com fator de proteção ultravioleta no tecido, evitar exposição ao sol no período entre 9 e 15 horas e permanecer na sombra sempre que possível". Que tal agora pôr em prática? Fica a dica!

Como prevenir?

1. Evitar os horários de radiação intensa - entre 10 e 16 horas

2. Procurar locais com sombra

3. Usar chapéus de abas largas, sombrinhas, roupas de manga comprida e óculos escuros com proteção UV

4. Trinta minutos antes da exposição solar, aplicar na pele filtro com fator de proteção 30 (no mínimo)

Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)

 

MITO X VERDADE

Os filtros solares são dispensáveis nos dias sem sol?

Mito - "É necessário passar protetor todos os dias. A luz solar que atinge a superfície terrestre possui diversos tipos de radiação, que vai desde a luz visível, aquela que determina a claridade e o espectro de cores, até radiações que não vemos, como os raios infravermelho (IV), que sentimos apenas como calor, e os ultravioletas (UV), divididos em ultravioleta A (UVA) e ultravioleta B (UVB)", explica Elimar Gomes, dermatologista da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

O protetor solar deve ser aplicado em grande quantidade antes de sair de casa e reaplicado durante a exposição solar?

Verdade - "A primeira aplicação do produto é fundamental e deve ser feita com atenção e cuidado, com pelo menos 15 minutos antes da exposição solar, de preferência sem roupa ou com menor quantidade possível. Recomenda-se a reaplicação dos fotoprotetores a cada duas horas ou após períodos de imersão na água", diz o especialista.

 

EM AÇÃO

A jornalista Glenda Kozlowski, 45, conhecida da cobertura esportiva na TV e no Instagram, onde ultrapassa os 600 mil seguidores, é a embaixadora da campanha em 2019. Para ela, uma oportunidade para conscientizar sobre os riscos de um câncer de pele. "Dezembro é o mês para informar que os cuidados com a pele vão além da estética, pois trata-se de saúde, e que a ida ao dermatologista está acima dos cuidados com a beleza", disse Glenda. "Espero colaborar com a propagação da informação", disse ela, durante lançamento no Rio.

Filtro Solar Mineral FPS 45 com Esqualano, da Biossance - Funciona como primer antes da maquiagem. Deixa uma pele com uma luminosidade natural, um
Filtro Solar Mineral FPS 45 com Esqualano, da Biossance - Funciona como primer antes da maquiagem. Deixa uma pele com uma luminosidade natural, um "brilho" saudável. Indicado para: todos os tipos de pele. Preço sugerido: R$ 249

Proteção ao máximo

O que você achou desse conteúdo?