PUBLICIDADE
Jornal
VERSÃO IMPRESSA

A PALAVRA É QUALIFICAÇÃO

02/06/2019 02:30:22
Com 27 anos de carreira, cabeleireiro Rodrigo Cintra é um dos mais aguardados da Feira Regional da Beleza. Autor de dois livros, ministrará palestras 
no evento.
Com 27 anos de carreira, cabeleireiro Rodrigo Cintra é um dos mais aguardados da Feira Regional da Beleza. Autor de dois livros, ministrará palestras no evento. (Foto: divulgação)

Em uma tarde super animada, na Associação dos Cabeleireiros do Ceará, após as palestras "Ganhe Dinheiro com Beleza e Estética", ministrada por Isabel Helena, "Alimentação Saudável na sua Vida", com a nutricionista Julianne Sales, e "Fique por dentro do INSS", com coordenação de Maria Helena e Suzana Crispim, Gurgel do Amaral, presidente da entidade, nos revelou em entrevista detalhes da Feira Regional da Beleza 2019.

Em sua 29ª edição ininterruptas, o evento se consolida como o maior evento do segmento, do Norte-Nordeste, e o segundo do Brasil, ficando atrás apenas da Hair Brasil, a maior da América Latina, e ultrapassando e muito a Beauty Fair. Serão workshops, palestras e barber shop, focados em cabelo, maquiagem, estética, unhas e depilação.

Os números revelados por Gurgel do Amaral, realmente impressionam: são 350 expositores, em uma área de 14.500m2, 500 marcas e um público de mais de 90 mil pessoas, em três dias de feira que acontecerá entre os dias 13 a 15 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará. Confira os principais trechos da entrevista, entre um gole de cafezinho e bolo de pote. Delícia!!

O POVO - Como a Associação dos Cabeleireiros do Ceará está se preparando para realizar a maior feira da beleza do Norte-Nordeste e a segunda maior do Brasil?

GURGEL DO AMARAL - Está uma correria só, quase todos os 350 estandes foram vendidos e estamos consolidando a feira como um dos maiores pontos de venda de cosméticos do Norte-Nordeste, em tempo recorde, em três dias. Um evento de grande porte, focado em vendas voltado para profissionais e ao público em geral.

OP - Quais serão as principais atrações?

Gurgel - Teremos atrações nacionais, como: os personais hair Rodrigo Cintra, Marco Antônio de Biagge, que vem fazer palestra pela marca de cosméticos OLENKA, e Francisco de La Lastra, que é maravilhoso.

OP - Qual a estimativa de público?

Gurgel - São 90 mil convites distribuídos pelas empresas participantes. Só da Associação dos Cabeleireiros do Ceará teremos mais de 200 pessoas envolvidas e mais 120 seguranças... bombeiros, terceirizados... O público em geral poderá participar, será cobrada a entrada de R$ 10,00.

OP - Ano passado, a feira focou muito em barber shop. Neste ano, já tem um tema específico?

Gurgel - Ainda não, mas barber shop ainda continua em alta. Antigamente era só o creme de barbear e olhe lá, quando os homens não tiravam a barba com sabonete. Hoje, tem creme de barbear, creme para hidratar a barba, estimular o crescimento, nutrir e tornar os fios mais macios, produtos de higienização, para corrigir e fingir mais pelos... A beleza se tornou um local de profissionais qualificados e muito informados. Quem não se recicla está fora. Acabou. A saída é fazer cursos e mais cursos.

OP - Quantos anos o sr tem de profissão?

Gurgel - Tenho 57 de maquiador profissional e 54 de cabeleireiro. Sou o primeiro maquiador profissional do Ceará, implantei o curso de maquiador do Senac, em 1976. De lá para cá, a profissional de maquiador é reconhecida e muitos são muito bem pagos. E pensar que antigamente a mulher ia ao salão fazer o cabelo e o profissional diziam: "deixa aplicar uma sombra em você, um batom..." e o serviço não era cobrando.

OP - A crise financeira afetou os salões de beleza?

Gurgel - Afetou um pouco e a saída foi diversificar os serviços. Antes, o salão tinha apenas os cabeleireiros e as manicures. Hoje, nós temos, pelo menos, umas 10 vertentes de serviços para ganhar dinheiro dentro do salão. A manicure esmalta, retira cutículas, faz unhas de porcelana, alongamentos, coloca unhas postiças. De cabelo: um profissional de corte, outro de coloração, outro de alongamento, outro de tratamento e por aí vai... Sobrancelhas e cílios, que antigamente faziam parte da maquiagem, hoje, são bem específicos e têm profissionais qualificados para isso. Vivemos a diversificação da profissão que dá muita oportunidade de renda aos profissionais.

OP - O que tem de melhorar no mercado da beleza, com sua experiência de 57 anos?

Gurgel - Mais pessoas qualificadas e nós, da Associação dos Cabeleireiros do Ceará, nos preocupamos muito com isso. Tanto é que para ser associado tem de comprovar 360h de aula. Um padrão seguido também pelo Senac-CE, instituição do qual fui professor, durante 18 anos. Disponibilizamos na associação curso de cabeleireiro, com duração de oito meses, de maquiador, depiladora, manicure, barber shop, micropigmentação, desing de sobrancelhas, de administração de salão. E também cursos de aperfeiçoamentos. Se o profissional está "fraco" em corte de cabelo, por exemplo, temos um curso especifico para ele.

OP - Qual o impacto das redes sociais nos profissionais de beleza?

Gurgel - Foi muito bom, canais a mais para mostra nosso trabalho e ficar perto do cliente. O único problema que vejo são as digitais influencer ensinando, dando aula de como cortar os cabelos, de como se maquiar pela internet, se depilar. Pessoas, na maioria das vezes, totalmente sem conhecimento e técnica. Cortar cabelo não é colocar os fios para frente e passar a tesoura. É visagismo, muita técnica e conhecimento adquiridos em horas de estudo e muita prática.

 

Clique na imagem para abrir a galeria
Personal hair Francisco de La Lastra, de uma das famílias de cabeleireiros mais tradicionais de São Paulo, vem ministrar workshop, em Fortaleza
Personal hair Francisco de La Lastra, de uma das famílias de cabeleireiros mais tradicionais de São Paulo, vem ministrar workshop, em Fortaleza

ATRAÇÕES NACIONAIS

O Povo