Logo O POVO+
STF suspende decisão que permitia apreensão de livro na Bienal do Rio
Politica

STF suspende decisão que permitia apreensão de livro na Bienal do Rio

Ministro Dias Toffoli barra apreensão de livros de temática LGBT promovida pela gestão Marcelo Crivella
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
OBRAS com temática LGBT  foram distribuídas com adesivo:
Foto: Fernando SOUZA/FEIRA INTERNACIONAL DO LIVRO DO RIO DE JANEIRO OBRAS com temática LGBT foram distribuídas com adesivo: "Este livro é impróprio para pessoas atrasadas, retrógradas e preconceituosas"

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, barrou a apreensão de livros de temática LGBT , promovida pela gestão do prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB), na Bienal do Livro. Toffoli suspendeu a decisão do presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, desembargador Cláudio Mello Tavares, expedida no último sábado, 7, que autorizava o recolhimento de obra literária na Bienal do Livro no Rio.

Toffoli atendeu a pedido feito pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, encaminhado na manhã de ontem. Na manifestação ao Supremo, ela afirmou que a medida "visa a impedir a censura ao livre trânsito de ideias, à livre manifestação artística e à liberdade de expressão no país".

O youtuber Felipe Neto falou sobre o resultado da ação em que distribuiu gratuitamente cerca de 14 mil livros com temática LGBT durante a Bienal do Livro no Rio de Janeiro no último sábado, 7.    "O dia em que mandamos um recado claro para a censura e os opressores: vocês nunca irão calar o amor! O bem sempre vence e sempre vencerá. Foram 14 mil livros de temática LGBTQ+ distribuídos gratuitamente", escreveu Felipe em seu perfil no Instagram.
O youtuber Felipe Neto falou sobre o resultado da ação em que distribuiu gratuitamente cerca de 14 mil livros com temática LGBT durante a Bienal do Livro no Rio de Janeiro no último sábado, 7. "O dia em que mandamos um recado claro para a censura e os opressores: vocês nunca irão calar o amor! O bem sempre vence e sempre vencerá. Foram 14 mil livros de temática LGBTQ+ distribuídos gratuitamente", escreveu Felipe em seu perfil no Instagram.

Na última quinta-feira, 5, a Prefeitura do Rio de Janeiro determinou que os organizadores da Bienal do Livro recolhessem a graphic novel (história em quadrinhos) "Os Vingadores — a Caçada das Crianças". Um dia depois, os organizadores entraram com mandado de segurança para impedir a apreensão dos livros. O desembargador Heleno Pereira Nunes concedeu liminar impedindo que a Prefeitura do Rio realizasse o recolhimento de obras com qualquer conteúdo em exposição e venda na feira literária.

No sábado (7), Cláudio de Mello Tavares aceitou o pedido da Prefeitura carioca para recolher, na Bienal, obras que tratem de temas LGBT "de maneira desavisada" para crianças e jovens. Com a decisão, os expositores só poderiam comercializar essas obras em embalagens lacradas e que contenham "advertência de seu conteúdo".

Além de Toffoli anular a medida do presidente do TJ-RJ, o ministro Gilmar Mendes também se manifestou ontem sobre o caso. Ele determinou que a gestão Marcelo Crivella se abstenha de apreender livros de temática LGBT na Bienal do Rio. Em seu despacho, afirmou que a Prefeitura fez "verdadeira censura prévia" e promoveu 'patrulha do conteúdo de publicação artística'.

A Prefeitura do Rio vai tentar reverter decisão do STF. Em nota, a gestão municipal informou que "vai interpor, no STF, embargos de declaração à decisão do ministro Dias Toffoli".

"No recurso (ao STF), a Procuradoria Geral do Município afirma que a decisão (de Toffoli) não examina o fundamento da medida tomada pelo município do Rio de Janeiro ao fiscalizar a Bienal do Livro: a defesa de crianças e adolescentes, com base no Estatuto da Criança e do Adolescente, que determina que revistas e publicações contendo material impróprio ou inadequado para menores devem ser comercializadas em embalagem lacrada, com advertência sobre seu conteúdo", informou a Prefeitura.

Instagram

O youtuber Felipe Neto postou sobre a ação em que distribuiu gratuitamente na Bienal 14 mil livros com temática LGBT . "O dia em que mandamos um recado claro para a censura e os opressores: vocês nunca irão calar o amor!

O que você achou desse conteúdo?