Logo O POVO+
"Reforma tributária causa muito receio", diz Roberto Cláudio
Politica

"Reforma tributária causa muito receio", diz Roberto Cláudio

Prefeito de Fortaleza criticou proposta da reforma durante evento do Tribunal de Contas do Estado que entregou certificações para municípios
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Nova lei foi sancionada pelo prefeito Roberto Cláudio (Foto: Tatiana Fortes/ O POVO)
Foto: Tatiana Fortes/ O POVO Nova lei foi sancionada pelo prefeito Roberto Cláudio

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), criticou ontem o modelo de reforma tributária que está no Congresso Nacional. Para o gestor, ela pode reduzir ainda mais a margem de autonomia financeira dos municípios.

"Essa reforma tributária me causa muito receio, honestamente", disse o pedetista. "Não que eu seja contra o princípio da simplificação ou estimular o crescimento econômico do Brasil, produzindo uma carga tributária mais clara."

RC afirma que a proposta "que está aí cria a unificação dos tributos", mas "os municípios perdem autonomia de gerir sua política tributária".

As críticas foram feitas durante premiação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), na abertura do I Seminário Efetividade da Gestão Municipal, realizado na Assembleia Legislativa (AL-CE).

Seminário Efetividade Gestão Municipal. Presidente da Al-CE e governadores em exercício José Sarto. Foto: Máximo Moura
Seminário Efetividade Gestão Municipal. Presidente da Al-CE e governadores em exercício José Sarto. Foto: Máximo Moura
O tribunal entregou certificados aos gestores cujo desempenho se destacou no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM). Fortaleza foi agraciada com certificados no quesito "planejamento". A Capital também obteve a melhor nota no quadro geral de cidades de grande porte do Ceará, seguida de Eusébio e Sobral, que também garantiu premiação na categoria de "educação".

O evento contou com a participação de prefeitos, entre eles o de Sobral, Ivo Gomes (PDT), e do governador em exercício, deputado José Sarto (PDT), presidente da AL-CE.

Além da reforma tributária, RC falou sobre o pacto federativo, que, conforme o pedetista, tem produzido uma anomalia na relação atribuições/receitas dos municípios.

"A gente vive numa república federalista que supostamente atribui aos municípios autonomia jurídica e orçamentária", disse. "Mas ela foi criando um conjunto de amarras que acabaram limitando bastante o papel que seria dos municípios: de gerir a vida dos cidadãos."

O chefe do Executivo municipal indicou então as "amarras muitas vezes de intervenção do Legislativo federal, criando gastos obrigatórios e vinculações orçamentárias" que asfixiam as prefeituras. O gestor citou o caso da saúde, no qual o gasto ultrapassa em muito o previsto na Constituição.

"Hoje, o gasto médio de cada município com saúde é de 22%", projetou o prefeito. "Fortaleza vai terminar com quase 28% dos gastos com saúde. E não duplicou o acesso. Estamos cumprindo o papel que deveria ser da União."

Ivo Gomes também cobrou mais participação de governos e União na repartição e garantias de recursos para as cidades. "Não dá para que os municípios tenham a imensa responsabilidade da atenção básica da saúde e da educação infantil e sem a devida proteção", defendeu.

Segundo Ivo, caso o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) não seja renovado ano que vem, por exemplo, a rede pública irá colapsar. (Henrique Araújo)

O que você achou desse conteúdo?