Logo O POVO+
PT Ceará inicia congresso estadual hoje
Politica

PT Ceará inicia congresso estadual hoje

Além da escolha do presidente, evento também discutirá tática da legenda para as Eleições 2020
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

O Partido dos Trabalhadores (PT) realiza hoje e amanhã a etapa estadual do "7º Congresso do Partido dos Trabalhadores — Lula Livre". A convenção terá sua abertura na sede da legenda no Ceará, com apresentações musicais. No sábado, os delegados e delegadas escolhidas pelas chapas votadas no Processo de Eleições Diretas (PED) 2019 se reunirão em evento fechado no Hotel Gran Marquise, elegendo o nome que presidirá a sigla no Estado e discutindo táticas eleitorais.

Atual presidente estadual do partido, Antônio Filho, o Conin, é a principal aposta para o cargo. Mesmo com grande possibilidade de continuar mandato, ele afirma que deve existir a construção de um consenso democrático. "A expectativa é de uma conversa. A escolha deve ser por alguém que represente o pensamento da maioria do PT", garante.

Além da nomeação, o evento vai discutir a tática a ser utilizada pelo partido nas eleições 2020. O deputado federal José Guimarães afirma que o congresso tem, entre suas missões, discutir uma consolidação da sigla, pensando nas eleições municipais do ano que vem. "O congresso vai pregar a unidade. Discutir a organização dos diretórios e preparar o PT para a disputa em 2020", afirma.

O nome da ex-prefeita de Fortaleza e atual deputada federal Luizianne Lins aparece como principal indicação para concorrer novamente ao Paço Municipal. O partido vai disputar a eleição com uma candidatura própria e a escolha por ela é "consenso interno", segundo deputados.

A indicação deve ser discutida no sábado, porém, o deputado estadual Acrísio Sena afirma que não será aprofundada, ainda que seja "inevitável". Ele alega que o momento servirá para pensar em um fortalecimento do PT, e que a escolha do candidato à Prefeitura de Fortaleza deve ser alinhada ao Governo em um debate futuro. "Luiziane é um nome muito forte, mas não é o único," pontua.

O POVO procurou a assessoria de Luizianne mas, até o fechamento desta página, não teve retorno. (Gabriela Almeida/especial para O POVO)

O que você achou desse conteúdo?