Logo O POVO+
Fundação Demócrito Rocha finaliza curso de gestores municipais
Politica

Fundação Demócrito Rocha finaliza curso de gestores municipais

Fruto de parceria com TCE, formação reuniu em três meses 1.311 alunos entre prefeitos, secretários e servidores
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
JOÃO Dummar Neto falou na abertura do seminário Aperfeiçoamento em Gestão Municipal, no Teatro da UNI7 (Foto: MAURI MELO)
Foto: MAURI MELO JOÃO Dummar Neto falou na abertura do seminário Aperfeiçoamento em Gestão Municipal, no Teatro da UNI7

A Fundação Demócrito Rocha e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-CE) realizaram nesta quarta-feira, 4, o primeiro dia de seminários presenciais voltados para a capacitação de prefeitos, secretários e servidores de municípios do Ceará. As atividades, divididas em duas turmas, encerram o curso 'Aperfeiçoamento em Gestão Municipal', iniciado no dia 9 de setembro deste ano.

O objetivo do projeto é a qualificação e o aperfeiçoamento técnico das estruturas de gestão governamental de municípios, abordando temáticas relacionadas à administração pública. Ao todo, o curso conta com 180 horas, na modalidade de Ensino a Distância (EaD).

FORTALEZA, CE, BRASIL, 04-12-2019: Dummar Neto, presidente do Grupo de Comunicação O POVO). Seminário Aperfeiçoamento em Gestãio Municipal, no Teatro da UNI7, no bairro Luciano Cavalcante. (Foto: Mauri Melo/O POVO).
FORTALEZA, CE, BRASIL, 04-12-2019: Dummar Neto, presidente do Grupo de Comunicação O POVO). Seminário Aperfeiçoamento em Gestãio Municipal, no Teatro da UNI7, no bairro Luciano Cavalcante. (Foto: Mauri Melo/O POVO). (Foto: MAURI MELO/O POVO)

Os 12 módulos exploraram temas como Políticas Públicas para as Cidades; Desenvolvimento Econômico e Social no Brasil e no Ceará; Modelos e Tendências na Administração Pública; Controle na Administração Pública: Externo e Interno. Em quase três meses de realização, 1.311 alunos participaram do curso.

Presidente da Fundação Demócrito Rocha, João Dummar Neto comemorou o desfecho do curso, reforçando a necessidade conjunta entre fiscalização e formação. "Ajudar as pessoas a fazer da maneira correta é o grande desafio desse século. Desenvolvemos um projeto de aperfeiçoamento da gestão pública com o objetivo de fornecer ferramentas que visam a qualificação do corpo técnico de prefeituras e canais municipais. O que o Tribunal de Contas do Ceará vem fazendo é referência no Brasil inteiro e a nós cabe agradecer. Através de formações como esta é que ajudamos a preparar os novos gestores", aponta.

Para o presidente do TCE-CE, Edilberto Pontes, a formação foca na necessidade de levar os conhecimentos sofisticados e complexos da administração pública aos gestores de todo o Ceará. "Na democracia qualquer um pode ser gestor público, mas não necessariamente entende como administrar. Embora não seja a tarefa principal do Tribunal, a ideia foi oferecer um curso de formação mais abrangente e profundo para a ajudar os gestores públicos a não errar, por isso esse curso é fundamental. É a terceira vez que trabalhamos com a Fundação Demócrito Rocha e estamos felizes com os resultados", afirma.

FORTALEZA, CE, BRASIL, 04-12-2019: Edilberto Pontes, presidente do TCE. Seminário Aperfeiçoamento em Gestãio Municipal, no Teatro da UNI7, no bairro Luciano Cavalcante. (Foto: Mauri Melo/O POVO).
FORTALEZA, CE, BRASIL, 04-12-2019: Edilberto Pontes, presidente do TCE. Seminário Aperfeiçoamento em Gestãio Municipal, no Teatro da UNI7, no bairro Luciano Cavalcante. (Foto: Mauri Melo/O POVO). (Foto: MAURI MELO/O POVO)

O curso foi encerrado em um cenário atual de desequilíbrio na receita própria dos municípios cearenses. Segundo o prefeito de Cedro e presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Nilson Diniz, 96% dos municípios cearenses não atingem 10% de receita própria. "Eu acho que o Tribunal não precisa fazer apenas aquele trabalho punitivo que é obrigado, mas todo esse trabalho que está sendo realizado aqui" conta.

FORTALEZA, CE, BRASIL, 04-12-2019: Nilson Diniz, presidente da APRECE. Seminário Aperfeiçoamento em Gestãio Municipal, no Teatro da UNI7, no bairro Luciano Cavalcante. (Foto: Mauri Melo/O POVO).
FORTALEZA, CE, BRASIL, 04-12-2019: Nilson Diniz, presidente da APRECE. Seminário Aperfeiçoamento em Gestãio Municipal, no Teatro da UNI7, no bairro Luciano Cavalcante. (Foto: Mauri Melo/O POVO). (Foto: MAURI MELO/O POVO)

Sobre os planos para 2020, ano eleitoral, Nilson revela o interesse em realizar mais ações educativas. "Estamos pensando em fazer parcerias para que possamos mostrar aos futuros novos prefeitos a importância da gestão. A gente precisa se profissionalizar cada vez mais, então, para o próximo ano, é importante fazer um checklist dos pontos mais importantes que o gestor precisa encontrar para o poder", revela.

Colaboração

Com quase três meses de duração, a iniciativa também contou com a colaboração da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), União dos Vereadores e Câmara do Ceará (UVC), Universidade Estadual do Ceará (Uece) e Universidade Aberta do Nordeste (Uane).

O que você achou desse conteúdo?