Logo O POVO+
Novos dirigentes do Tribunal de Contas do Estado tomam posse
Politica

Novos dirigentes do Tribunal de Contas do Estado tomam posse

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
 VALDOMIRO TÁVORA assinou portaria. Ao lado o conselheiro Edilbeto Pontes (Foto: J. Clécio Farias/Assessoria do TCE)
Foto: J. Clécio Farias/Assessoria do TCE  VALDOMIRO TÁVORA assinou portaria. Ao lado o conselheiro Edilbeto Pontes

O Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) empossou novos dirigentes, para o biênio 2020-2021, em sessão realizada na tarde de ontem, na sede do órgão. A presidência ficará a cargo do ex-deputado estadual Valdomiro Távora, eleito pela 4ª vez ao cargo, e contará com Edilberto Pontes como vice-presidente. Além deles, a ex-senadora Patrícia Saboya assume como corregedora e Ernesto Saboia como ouvidor.

Távora destacou o que considera uma honra e um desafio presidir a instituição novamente, muito por conta do órgão ter assumido as funções do extinto Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Em 2020, será a primeira vez em que o TCE-CE atuará, em ano eleitoral, na esfera municipal. A eleição para definir os novos dirigentes, ocorrida em dezembro do ano passado, foi bastante acirrada. Dentre os sete votos possíveis, Valdomiro obteve quatro, enquanto o então vice-presidente Rholden Queiroz, conquistou os outros três.

Sobre a pequena margem na eleição, Távora afirmou que não vê dificuldades em gerir o órgão, pois avalia que todos são maduros o suficiente para trabalhar pelo bem do Tribunal e da sociedade. Segundo ele, uma das metas para este ano é capacitar os gestores para evitar que a corte de contas seja apenas um órgão punitivo. "O intuito do Tribunal é evitar que o dano ocorra. Como? Capacitando, orientando e fiscalizando esses municípios e seus gestores".

Para o vice-presidente Edilberto Pontes a experiência, a liderança e o equilíbrio do atual presidente serão fundamentais em um ano eleitoral onde o TCE assume novas funções. Pontes afirma ter convicção de que o Tribunal não ficará dividido e diz estar preparado para manter o nível do trabalho feito nos últimos anos. A respeito da eleição, Pontes destacou que mais importante do que as pessoas, é a instituição; "Se o conselheiro Rholden tivesse sido eleito, também seria muito bom. Ele é uma pessoa preparada, Tenho certeza de que será presidente em uma outra ocasião", afirma.

Rholden Queiroz, ex-vice-presidente do tribunal, disse ter visto com surpresa o desenrolar dos acontecimentos, visto que nos últimos anos o vice assumia o comando do TCE na eleição seguinte. Queiroz afirmou que discorda de como as coisas transcorreram, mas que apoiará o órgão no que for preciso em termos de combate à corrupção. "Torço para que a próxima gestão faça seu mandato de forma altiva e sem interferências. Temos que atuar de forma diligente, imparcial e alheia a interferências políticas", conclui.

{'nm_midia_inter_thumb1':'https://mais.opovo.com.br/_midias/jpg/2020/01/06/100x100/1_posse2-11270306.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5e13e095ed3ae', 'cd_midia':11270306, 'ds_midia_link': 'https://mais.opovo.com.br/_midias/jpg/2020/01/06/posse2-11270306.jpg', 'ds_midia': 'TCE Ceará dá posse aos novos dirigentes em sessão extraordinária
', 'ds_midia_credi': 'J. Clécio Farias / Dvulgação TCE', 'ds_midia_titlo': 'TCE Ceará dá posse aos novos dirigentes em sessão extraordinária
', 'cd_tetag': '103000', 'cd_midia_w': '1140', 'cd_midia_h': '760', 'align': 'Left'}

O que você achou desse conteúdo?