Logo O POVO+
Pré-candidato pelo PSDB, Carlos Matos promete "IPTU inteligente"
Politica

Pré-candidato pelo PSDB, Carlos Matos promete "IPTU inteligente"

Ex-deputado propôs ainda "IPTU Verde", que daria incentivos a quem contribuir para que Fortaleza seja mais arborizada
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Carlos Matos é empresário e ex-deputado estadual (Foto: Thais Mesquita)
Foto: Thais Mesquita Carlos Matos é empresário e ex-deputado estadual

Quarto pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza entrevistado pela Rádio O POVO/CBN e O POVO Online nesta semana, o ex-deputado estadual Carlos Matos (PSDB) assegurou que, no programa de governo, constará proposta que intitulou "IPTU Inteligente". De natureza municipal, o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) é das principais fontes de arrecadação. Conforme o Executivo Municipal, neste ano, o tributo será cobrado de 602,6 mil imóveis, de um total de 778,8 mil alcançados.

A ideia de Matos é de que o mecanismo sirva de incentivo para que os próprios responsáveis pelas calçadas se adequem às definições legais, sem que necessariamente haja a presença de fiscalização. Ao cumprir as regras, o proprietário teria desconto no imposto compatível ao benefício que gerou, segundo a promessa de Matos.

"Se corrigir a calçada e colocar dentro do padrão, quando a calçada estiver dentro do padrão, dou um bônus", explicou. Conforme argumentou, o estímulo se justifica pelo equivocado pressuposto de que a Prefeitura consegue fiscalizar todo o território da Capital.

CONFIRA AS ENTREVISTAS COM HEITOR FÉRRER, CAPITÃO WAGNER E CÉLIO STUDART

 

>> Pré-candidato a prefeito, Heitor Férrer adianta que "baterá" novamente em fotossensores

>> Wagner provoca PDT sobre eleição a prefeito de Fortaleza: "Não quero debater com poste"

>> Pré-candidato, Célio Studart convida PDT para compor chapa como vice

O pré-candidato mencionou ainda proposta IPTU Verde que, nas palavras dele, dará mesmo incentivo a quem contribuir para que Fortaleza seja mais arborizada e esteja em conformidade com boas práticas ambientais. "Aquelas casas que fizerem captação de água da chuva, que usarem energia renovável, que elas puderem dar uma contribuição ao meio ambiente, elas recebem mais um bônus."

Ao longo da entrevista, Matos ressaltou que a liderança do senador Tasso Jereissati (PSDB) é dos principais trunfos que uma pré-candidatura pode ter. Até tratou com bom humor o fato de o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), líder do grupo político que está no governo da Capital e do Estado, já ter atribuído ao ex-governador o status de maior político vivo da história do Ceará. Ciro, de fato, desfia elogios ao ex-aliado político tucano, com quem reabriu diálogo no ano passado, após longo período de distanciamento.

O ex-deputado tucano afirmou ainda que PSDB e DEM estão próximos de celebrar acordo para as eleições em Fortaleza. Hoje, o Democratas tem 26 deputados federais na Câmara, o que significaria um maior tempo de inserções na televisão, o que beneficiaria a candidatura do tucano.

"O (ex-)senador Luiz Pontes, presidente do partido (no Ceará), tem conduzido com maestria essa articulação. Me diz que com mais de 90% para que isso esteja fechado. Chiquinho Feitosa (presidente do DEM Ceará) é aliado histórico e suplente do senador Tasso", diz Matos, otimista.

Sobre isso, liderança do Democratas cearense escreveu à reportagem. "O DEM ainda não acertou com nenhum candidato, o presidente (Chiquinho Feitosa) tem carta branca da nacional para escolher o melhor candidato para a disputa da prefeitura de Fortaleza. Estamos conversando com todos e tomaremos a decisão na hora certa."

AGENDA

DATAS DAS ENTREVISTAS

17/1 - Renato Roseno (Psol)

 

O que você achou desse conteúdo?