Logo O POVO+
Camilo pede que Bolsonaro autorize permanência do Exército no Ceará
Politica

Camilo pede que Bolsonaro autorize permanência do Exército no Ceará

Governador formalizou pedido para prorrogar operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO). Prazo para ação se encerrar é amanhã
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
SOLDADOS do Exército fazem o patrulhamento de segurança na Capital desde a última sexta-feira (Foto: Thais Mesquita)
Foto: Thais Mesquita SOLDADOS do Exército fazem o patrulhamento de segurança na Capital desde a última sexta-feira

O governador Camilo Santana (PT) pediu ontem a prorrogação da Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no Estado. Executada pelo Exército, a ação se encerra nesta sexta-feira, 28. Ainda não houve retorno do presidente Jair Bolsonaro, que avalia se estende a intervenção por mais dias.

As Forças Armadas empregam 2,5 mil soldados na segurança do Ceará desde a sexta-feira, 21. A presença dos militares na Capital e cidades do Interior foi requisitada por Camilo e acolhida pelo Planalto depois que parte dos policiais militares decidiu se amotinar, parando as atividades no dia 19/2 em protesto contra a proposta de reajuste salarial que tramita na Assembleia Legislativa (AL-CE).

De lá para cá, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) registrou mais de 170 homicídios. Em coletiva ontem na 10ª Região Militar, o coronel Leônidas Carneiro, oficial de comunicação social da Operação Mandacaru, informou que houve redução de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) desde que o Exército passou a operar nas ruas, na sexta-feira. Naquele dia, foram cometidos 37 assassinatos.

"A ação está sendo bem efetiva. Os números da SSPDS estão mostrando diminuição nos crimes violentos. Nos cálculos da Secretaria e nos nossos, há uma queda de aproximadamente 35% desde o início da nossa operação", afirmou Carneiro. Até a terça-feira do Carnaval, foram mais de uma centena de CVLIs. O oficial considera, todavia, que esse quantitativo "está dentro das nossas expectativas" e que "tende a diminuir".

Embora os índices continuem altos, Carneiro avalia que a operação "está cumprindo a missão a que se propõe". Para ele, o Exército tem alcançado o seu objetivo, que é assegurar a integridade das pessoas e do patrimônio do Estado durante a festa.

"Os resultados estão sendo atingidos", continuou. "O nosso objetivo de garantir o Carnaval em boas condições, inclusive o retorno seguro, e as atividades esportivas, que são os jogos, estão sendo tratados com especial carinho."

Questionado sobre a prorrogação da GLO no Ceará, o coronel respondeu que essa decisão não passa pelo comando da força, mas pelo âmbito da política. Perguntado se julgava ainda haver necessidade do Exército no Ceará, Carneiro respondeu: "Não fazemos esse tipo de avaliação. Essa parte de avaliação não cabe a nós. Quem faz essa avaliação é o nível político".

Sobre a presença na comissão criada pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para discutir o fim da paralisação, com mediação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE), o militar declarou que o "Exército foi convidado como observador" e que, nessa condição, não tem papel de interlocutor. "Somos observadores da negociação e conselheiros", concluiu.

Ainda na manhã de ontem, 220 soldados foram deslocados para a região do Cariri, ampliando o raio de ação da GLO. Lá, instalaram-se em Juazeiro do Norte e Crato.

A resposta ao pedido do governador Camilo para que as forças sigam no Ceará deve ser dada hoje ainda por Bolsonaro e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro.

 

Efetivo

Ao todo, somando-se o contingente ostensivo e a parte de logística, a Operação Mandacaru chega a um contingente de quase 4 mil pessoas empenhadas na segurança local

O que você achou desse conteúdo?