Logo O POVO+
Primeiro pedido será o de soltura de policiais presos, diz intermediador
Politica

Primeiro pedido será o de soltura de policiais presos, diz intermediador

Designado como emissário de policiais durante reabertura de diálogos, coronel Medeiros diz sentir haver disposição para cessar greve
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
COMISSÃO entre poderes se reuniu ontem para começar a buscar uma solução para o impasse (Foto: Thais Mesquita)
Foto: Thais Mesquita COMISSÃO entre poderes se reuniu ontem para começar a buscar uma solução para o impasse

Escolhido para intermediar os interesses de policiais militares paralisados junto ao Governo do Ceará, o coronel reformado do Exército Walmir Medeiros afirmou a O POVO que a discussão será iniciada pelo tratamento de "pautas emergenciais". Destas, ele citou como prioritária a soltura dos 47 policiais presos no contexto do amotinamento reivindicando melhores salários e melhores condições de trabalho.

A segunda tabela construída por Governo e associações permitiria ao soldado ganhar salários de R$ 4,5 mil até 2022. O pagamento seria fatiado em três parcelas, por três anos. Atualmente, o vencimento-base do agente é de R$ 3,2 mil. O movimento chega ao nono dia hoje.

O entendimento do conjunto dos manifestantes e do departamento jurídico das associações representativas de militares, diz o relato de Medeiros, também advogado, é de que todas as prisões foram excessivas. São 47 agentes presos até aqui. Foram 43 prisões por abandono do serviço militar — deserção —, três por motim e uma por queima de carro particular. O debate que será feito deverá ser de prisão a prisão.

Ontem, comissão entre poderes foi formada para a solução do conflito. Durante a paralisação, pelo menos 170 mortes já foram registradas. As reivindicações da categoria serão entregues ao presidente da seccional cearense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE), Erinaldo Dantas, que também atuará no diálogo com a administração estadual.

"Eles (representantes) já têm as reivindicações e estão aguardando para sentar com o Governo", afirma Dantas. Há possibilidade, inclusive, de este encontro ocorrer hoje mesmo.

Questionado sobre demais reivindicações, o coronel Medeiros disse ser mais acertado divulgá-las somente após última rodada de discussão. A conduta, ele justificou, se deve ao episódio de comemoração de acordo por líderes como o deputado federal Capitão Wagner e o estadual Soldado Noelio, ambos do Pros, sucedida por recuo da tropa. O fato mencionado por ele ocorreu no último dia 13, após reunião na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE).

"A ideia é conversar sobre dignidade, respeito e tolerância", ele respondeu sobre o primeiro encontro. Dessa forma, a anistia a policiais processados administrativamente e presos também será objeto de discussão. A concessão é tida como uma das pautas centrais do movimento.

A intenção, contudo, esbarra em posição já expressada por Camilo Santana. O chefe do Executivo afirmou ser inegociável anistiamento de quem está "mascarado cometendo crimes." Em tese, a fala não alcançaria policiais militares que simplesmente não foram ao trabalho.

O Coronel Medeiros e o ex-deputado Cabo Sabino (Avante) estiveram ontem no 18º Batalhão da Polícia Militar (18º-BPM), quando foram eleitos pela parcela paralisada como representante e intermediador, respectivamente.

O sentimento percebido na tropa, narra o militar, é de que há disposição para cessar o motim. Porém, "a coisa para endurecer é daqui para ali se eles sentirem que está havendo perseguição, injustiça." "A gente fica na corda bamba tentando se equilibrar", relata.

Representante do Governo na comissão, o procurador-geral do Estado (PGE) Juvêncio Viana foi procurado por mensagens no WhatsApp às 17h49min. Os questionamentos, dentre eles sobre a possibilidade de anistia, não foram respondido apesar de visualizados.

 

QUEM É QUEM NA COMISSÃO

Procurador-geral do Estado, Juvêncio Viana

É advogado, mestre em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e professor na mesma instituição de ensino superior. É procurador-geral do Estado desde o início da gestão de Camilo Santana (PT), em 2015.

Deputado estadual Evandro Leitão (PDT)

Está no segundo mandato legislativo para o qual foi eleito. Na Assembleia, foi líder do governo de Camilo. O pedetista, formado em Ciências Econômicas e Direito, também presidiu o Ceará Sporting Club. Atualmente, é membro da Mesa Diretora da Assembleia, acomodado na primeira-secretaria.

Corregedor-geral e desembargador Teodoro Silva Santos

É bacharel em Ciências Jurídicas e especialista em Direito Processual Penal pela UFC. Entrou no Tribunal de Justiça em abril de 2011, ocupando vaga destinada ao Ministério Público. No órgão, foi promotor de Justiça e procurador de Justiça.

Procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro

Promotor de Justiça desde 1996, o atual PGJ também presidiu a Associação Cearense do Ministério Público (ACMP) no biênio 2009-2011. Pinheiro ainda dirigiu a Escola Superior do Ministério Público (ESMP) e esteve à frente do Projeto Tempo de Justiça, de 2017 a 2019. A atuação dele nos trabalhos da comissão será de observação.

Presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas

Antes de presidir a Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará, Dantas esteve à frente da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará. Também é professor de Direito Tributário.

Coronel Marcos Vinicius Cesário

Foi chefe do Estado Maior da Artilharia Divisionária da 5ª Região Militar, em Curitiba. Comandou o Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) e presidiu Circuito Militar.

 

O que você achou desse conteúdo?