Logo O POVO+
Reta final da pré-campanha movimenta partidos em Fortaleza
Politica

Reta final da pré-campanha movimenta partidos em Fortaleza

Legendas afinam estratégias na semana que antecede início das convenções, quando composição da disputa começa a ganhar mais forma
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Candidatos a prefeito são registrados na Justiça Eleitoral (Foto: FABIO RODRIGUES POZZEBOM/ABR)
Foto: FABIO RODRIGUES POZZEBOM/ABR Candidatos a prefeito são registrados na Justiça Eleitoral

A sete dias do início das convenções partidárias, legendas entram na reta final da pré-campanha ainda desenhando como devem apresentar-se para a eleição em Fortaleza. Certo é que a disputa majoritária na Capital deve contar com número elevado de postulantes e que o cenário começará a ser mais definido entre os dias 31 de agosto e 16 de setembro, prazo no qual as siglas realizam eventos para deliberar sobre escolha de representantes.

O grupo governista conclui nesta semana o processo interno de discussões entre os cinco pré-candidatos ainda na disputa pela nomeação, após série de debates onde cada um apresentou proposições. O PDT afunila rumo à definição do nome que concorrerá pela sucessão do prefeito Roberto Cláudio. Apesar disso, ainda não há data divulgada para revelar o escolhido. O grupo liderado pelos irmãos Ciro e Cid Gomes costuma definir e revelar o candidato apenas nos últimos momentos da janela de convenções.

Na oposição, o Pros segue buscando apoio de legendas com mais peso para o deputado federal Capitão Wagner, pré-candidato da sigla. Segundo o coordenador de campanha, Euler Barbosa, o partido cumpre agenda de articulação nesta semana. PSDB e DEM são exemplos de agremiações que já fizeram acenos tanto para situação quanto oposição. A convenção do Pros ocorre no próximo dia 7 e a ideia é "registrar candidatura nos dias subsequentes".

Apesar das tentativas do governador Camilo Santana (PT) para unificar seu partido e o PDT na Capital, lideranças petistas reforçam opção pela candidatura própria com a ex-prefeita Luizianne Lins como cabeça de chapa. O vereador Guilherme Sampaio, presidente municipal da agremiação, confirmou que esta semana será realizada série de reuniões para formulação do programa de governo participativo.

Outra sigla que deve movimentar-se nos próximos dias é o MDB. Liderado pelo ex-senador Eunício Oliveira, o grupo ainda não definiu se terá candidato ou se apoiará alguém, mas tem reunião marcada para esta quinta-feira, 27. Embora o deputado estadual Leonardo Araújo tenha se colocado à disposição, inclusive chegando a apresentar-se como pré-candidato em evento com representantes de outros partidos, o grupo emedebista já acenou para legendas como PT e PSL, de espectros políticos antagônicos, mas ambos opositores da atual gestão municipal.

Listen to "Jogo Político" on Spreaker.

Embora tenha pré-candidatura apresentada, o PSDB não nega eventual retirada do processo para apoiar outra legenda. O presidente estadual tucano, o ex-senador Luiz Pontes, disse que lançou pesquisa interna sobre o tema e que deve ter definição nesta semana. "Está afunilando. Diferentemente da política antiga de querer ter candidato porque tem que ter, vamos discutir se a melhor forma de colaborar é apresentando nome ou apoiando alguém", pontuou.

Ao O POVO, Pontes disse ter se reunido com lideranças do DEM e sugeriu alinhamento com o partido para que ambos adotem posição conjunta. Ou seja, em teoria, quem fechar com um leva o outro.

Presidente do PSL no Ceará, o deputado federal Heitor Freire, ratifica pré-candidatura e aponta movimentações na reta final da pré-campanha, "Estamos nos últimos ajustes para anunciar a coligação e o nome do vice", afirmou. Ainda segundo o parlamentar, a convenção do PSL deve ocorrer de forma presencial, mas observando recomendações sanitárias.

Com pré-candidatura já definida na Capital, o Psol segue realizando seminários e encontros remotos na semana que precede o início das convenções. Em Fortaleza, o presidente da legenda, Ailton Lopes, reforça ideia de colocar-se como "projeto alternativo à polarização entre os grupos pedetista, bolsonarista e petista". "

Essa eleição terá muitos candidatos e haverá uma maior divisão tanto na esquerda quanto na direita. Ficar no campo da polarização não resolverá os problemas", projeta.

 

Calendário de Convenções

PSD: 5 de setembro - semipresencial com direção e candidatos

Psol: 5 de setembro - remoto

Pros: 7 de setembro - presencial com limitação de público

PSL: 7 de setembro - presencial observando recomendações sanitárias

PT: Data não definida, mas recomendação da Executiva nacional é que ocorra depois após o dia 10 de setembro, com prioridade para o dia 13 (autonomia para cada diretório municipal decidir). Ainda está em discussão se será presencial ou remota

PSDB: Entre os dias 10 e 16 de setembro. Partido discute liberar para cada município definir qual modelo usará (presencial ou remoto)

MDB: Data não definida. Partido faz reunião esta semana para definir data e modelo

PDT: Data não definida

 

O que você achou desse conteúdo?