Logo O POVO+
Semana final de convenções define número de candidatos à Prefeitura
Politica

Semana final de convenções define número de candidatos à Prefeitura

Seis partidos com candidaturas próprias realizam encontros hoje e nos próximos dias para definir caminho a ser tomado
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

A dois dias do fim do prazo estipulado pela Justiça Eleitoral para a realização das convenções partidárias, legendas que pretendem ter candidaturas próprias na disputa pela Prefeitura de Fortaleza ainda organizam peças a serem postas oficialmente no tabuleiro eleitoral. Pelo menos seis siglas devem promover convenções nesta semana final: Psol, PSL, Solidariedade, PT, PCdoB e PV.

O Psol realiza evento híbrido (presencial e virtual) hoje para homologar a chapa majoritária composta pelo deputado estadual Renato Roseno e por Raquel Lima (PCB). O presidente da legenda no Ceará, Ailton Lopes, vem indicando ideia de colocar o Psol como "projeto alternativo à polarização". A homologação da candidatura do partido estava prevista para o último dia 5, mas foi adiada em razão de orientação do Ministério Público para evitar encontros presenciais.

Amanhã, o PSL homologará a candidatura do deputado federal Heitor Freire a prefeito de Fortaleza. Também presidente estadual do partido, Freire informou que a convenção será presencial, observando recomendações sanitárias. O encontro ocorrerá na Assembleia Legislativa. Decreto do Governo do Estado libera, a partir de hoje, reuniões com até 100 pessoas em municípios que estejam na quarta fase do plano de retomada.

Também nesta terça-feira, 15, o Solidariedade deve oficializar a candidatura do deputado estadual Heitor Férrer à Prefeitura de Fortaleza. Ao O POVO, ele negou, na semana passada, eventual retirada da disputa para ocupar a vice de outro partido. A menos de 72 horas do fim do prazo de convenções, Férrer busca vice para a própria chapa.

Já o PT promove convenção na quarta-feira, 16, dia final do prazo. A pré-candidatura da deputada federal Luizianne Lins a prefeita segue confirmada, apesar das tentativas do governador Camilo Santana (PT) de aliança com o PDT.

Listen to "Jogo Político" on Spreaker.

O MDB de Eunício Oliveira tarda em bater o martelo sobre a quem declarar apoio na Capital se é que, de fato, o fará. Nos bastidores, fala-se em articulação em andamento para uma vice do PT. Fato é que posição deve ser tomada esta semana e tendência é de uma coligação com outra legenda, embora ainda não se possa cravar com quem.

Também na quarta-feira, o Partido Verde (PV) homologa o deputado federal Célio Studart como candidato. Além disso, será deliberada a oficialização das candidaturas proporcionais. No mesmo dia, o PCdoB lançará os professores Anízio Melo e Helena Serra Azul como candidatos a prefeito e vice da legenda, respectivamente.

No último fim de semana, PSDB confirmou a desistência da candidatura própria, que seria encabeçada pelo ex-deputado estadual Carlos Matos. Junto com o DEM, agora os tucanos migram para apoio ao PDT.

Há uma divisão no núcleo do PSDB sobre quem apoiar em Fortaleza. Se a opção final do partido foi mesmo seguir no lado governista, grupo encabeçado pelo deputado federal Roberto Pessoa defendeu até o fim união com o opositor Capitão Wagner (Pros).

Pessoa, inclusive, esteve presente há uma semana na convenção de Wagner, que por sua vez retribuiu na mesma medida, comparecendo ao evento que lançou o tucano como candidato à Prefeitura de Maracanaú, dois dias depois.

No último sábado, 12, O PDT oficializou a candidatura do deputado estadual José Sarto (PDT) e do ex-chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Élcio Batista (PSB) a prefeito e vice-prefeito da Capital, respectivamente. O evento, que ocorreu de modo virtual, finalizou processo de escolha entre cinco pré-candidaturas pedetistas e contou com mensagens gravadas por lideranças municipais estaduais e nacionais da legenda trabalhista.

 

Convenções

SEGUNDA-FEIRA, 14/9

Psol - Renato Roseno / Raquel Lima (PCB)

TERÇA-FEIRA, 15/9

PSL - Heitor Freire (vice indefinido)

SD - Heitor Férrer (vice indefinido)

QUARTA-FEIRA, 16/9

PT - Luizianne Lins (vice indefinido)

PV - Célio Studart (vice indefinido)

PCdoB - Anízio Melo / Helena Serra Azul (PCdoB)

 

O que você achou desse conteúdo?