Logo O POVO+
O POVO traz cobertura eleitoral multiplataforma apostando na pluralidade de linguagens
Politica

O POVO traz cobertura eleitoral multiplataforma apostando na pluralidade de linguagens

| PLURALIDADE | Eleições contarão com ampla cobertura do Jornalismo do O POVO. Interação entre linguagens será a marca desta cobertura
Edição Impressa
Tipo Notícia

A cobertura eleitoral do Grupo de Comunicação O POVO chega ao esperado dia 15 de novembro, data em que todo o país irá às urnas para eleger os representantes municipais durante os próximos quatro anos. Com uma série de iniciativas voltadas para informar o eleitor, em um ano atípico, O POVO apresenta uma proposta de cobertura extensiva e intensiva em todas as suas plataformas.

"Temos a preocupação de gerar um alcance fácil para o leitor, o ouvinte e para quem nos acompanha nas redes sociais. Temos a preocupação de estarmos acessíveis, de levarmos a informação de forma rápida. Serão 16 horas de cobertura", diz o diretor-executivo de redação do O POVO, Erick Guimarães, que ressalta, ainda, a cobertura que será feita no O POVO , primeira plataforma de Jornalismo multistreaming da América Latina.

"Chamo atenção para um programa que teremos na nossa plataforma multistreaming, às 15 horas. Os assinantes poderão assistir algumas análises antes da abertura das urnas".

A jornalista Fátima Sudário, coordenadora editorial do O POVO, explica que os assinantes do "OP " já contam com um material exclusivo para o dia das eleições.

"No OP , a cobertura da eleição vem pelo viés da análise e de conteúdos diferenciados que focam na factualidade. Quem busca OP , já pode acessar um vasto conteúdo que constrói uma narrativa dessa eleição histórica".

Para Guálter George, editor-executivo de Política do O POVO, além de uma ampla cobertura do dia das eleições, o jornal impresso tem a missão de ir além dos fatos. "Vai ser uma cobertura intensa e multiplatafórmica, vamos usar todas as linguagens que a comunicação exige. O impresso terá uma grande preocupação de ler os resultados e fazer análises. Quando virarmos a chave do factual e formos para o impresso, queremos fazer as pessoas entenderem qual foi o recado das urnas. Vai ser um material muito analítico. Serão abordados resultados do plano local e nacional".

Érico Firmo, colunista de Política e editor-executivo do O POVO Online, ressalta que os dias que cercam as eleições terão grande atenção. "Estaremos no ar nas várias plataformas, rádio, web, Twitter, Instagram, Youtube, Facebook. E teremos edições impressas especiais tanto no domingo, quanto na segunda-feira. Hoje já teremos o aquecimento, com a pesquisa O POVO/Datafolha de véspera. E haverá muito conteúdo exclusivo para nossos assinantes, também", explica.

A rádio O POVO CBN será outra plataforma da Casa que participará de toda a cobertura. Eleitores sintonizados nas frequências FM 95.5, AM 1.010, ambas em Fortaleza, e FM 93.5 (Rádio CBN Cariri) estarão conectados em tempo real com as principais notícias do dia. Ítalo Coriolano, editor-chefe da Rádio O POVO CBN, aborda como será a cobertura.

"Será muito ampla e muito plural. A partir das 7 horas, teremos noticiário quente focado nos principais acontecimentos. Vamos procurar as boas histórias. Verificar se as medidas sanitárias estão sendo seguidas, identificar a ocorrência de situações como boca de urna e aglomerações, enfim, esse clima inicial da cidade. A rádio é fundamental nisso, ser instantânea".

As redes sociais também ocuparão lugar de destaque. Glenna Cherice, coordenadora de mídias sociais, explica o planejamento. "A cobertura via stories será iniciada pela manhã, com serviços para as pessoas e materiais que foram produzidos ao longo das semanas, sanando dúvidas dos eleitores". As mídias sociais serão alimentadas em tempo real por meio de uma integração entre os setores. "Vamos estar presentes nas redes, fazendo a distribuição do conteúdo dos repórteres de rua", finaliza.

 

O que você achou desse conteúdo?