Logo O POVO+
Grupo O POVO promove debate entre os dois candidatos à Prefeitura de Fortaleza
Politica

Grupo O POVO promove debate entre os dois candidatos à Prefeitura de Fortaleza

É a primeira oportunidade do segundo turno para os postulantes ficarem frente a frente. Evento começa às 18 horas e terá cobertura multi-plataforma
Edição Impressa
Tipo Notícia
Capitão Wagner (Pros) e José Sarto (PDT) disputam o 2º turno da eleição para prefeito de Fortaleza (Foto: REPRODUÇÃO)
Foto: REPRODUÇÃO Capitão Wagner (Pros) e José Sarto (PDT) disputam o 2º turno da eleição para prefeito de Fortaleza

Os candidatos à prefeitura de Fortaleza que passaram ao segundo turno, José Sarto, do PDT, e Capitão Wagner (Pros) estão convidados pelo Grupo de Comunicação O POVO para debate que promove a partir das 18 horas de hoje, em sua sede da avenida Aguanambi, 282. A data foi anunciada ainda no primeiro turno, durante acerto com as assessorias de todos os candidatos para a série de entrevistas realizadas pelo grupo.

As ideias e propostas dos candidatos em Fortaleza poderão ser acompanhadas pelos veículos do O POVO, dentro de uma perspectiva multiplataforma: Canal FDR - antiga TV O POVO -, portal de notícias O POVO Online, Rádio O POVO CBN (FM 95,5 e AM 1.010) e mídias sociais (Facebook e Youtube) do O POVO Online.

A edição impressa do O POVO, na terça-feira, apresentará vasta cobertura do evento, com repercussão, bastidores e análises no dia seguinte.

Já é parte da tradição das coberturas do Grupo a promoção de debates, sempre com modelos que privilegiam de maneira absoluta a troca de ideias direta, o que é sempre do interesse dos candidatos. Assim será dentro do que está pensado para a noite de hoje, em que quatro dos cinco blocos previstos se destinarão por completo a perguntas e respostas de um para o outro, sem intervenção prevista. A menos que uma situação eventual exija algo do mediador, que será o jornalista Marcos Tardin.

É previsto que a eventual ausência de um dos convidados abrirá espaço para uma entrevista com o candidato presente, da qual participarão três jornalistas do Grupo O POVO. Com prioridade a temas que estejam sendo tratados na campanha e que efetivamente sejam de interesse da população, sem compromisso com estratégias partidárias.

Na verdade, a ideia inicial, como sempre acontece, era de realizar já um debate no primeiro turno. Segundo destaca Erick Guimarães, diretor-executivo de Jornalismo e um dos coordenadores da cobertura eleitoral do O POVO, mas o número de candidaturas - 11 -, somada ao contexto de pandemia de Covid-19 terminaram por inviabilizar a concretização deste planejamento.

O debate encerra um ciclo importante da cobertura, na qual se abriu espaço a todos os candidatos, de todas as correntes, praticamente, desde a fase de pré-campanha. Ainda no mês de janeiro, todos os nomes que àquele momento eram sugeridos como potenciais candidatos à prefeitura de Fortaleza foram identificados e chamados para entrevistas na Rádio O POVO CBN e no portal O POVO Online. Outra rodada de perguntas e respostas com os pré-candidatos aconteceria em agosto.

A partir de 13 de outubro, com o cenário de candidatos oficialmente definido, O POVO realizou série de entrevistas com os postulantes ao Paço Municipal. Todos foram ouvidos, à exceção de José Loureto (PCO), com pedido de registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral.

O programa Hora Política foi inserido na grade de programação da Rádio O POVO CBN em virtude do período eleitoral. Um espaço criado para, cotidianamente a partir de 16 horas (de segunda à sexta-feira), explorar os fatos da política e da campanha com bastidores e análises.

 

O que você achou desse conteúdo?