Logo O POVO+
Sarto explora adesões à candidatura e dobra aposta na frente antibolsonarista
Politica

Sarto explora adesões à candidatura e dobra aposta na frente antibolsonarista

Marcelo Freixo, Renato Roseno, Rodrigo Maia e Tasso Jereissati foram alguns dos nomes levados ao programa de TV pelo pedetista
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
 Renato Roseno apareceu no programa e pediu voto para José Sarto,
Foto: divulgação  Renato Roseno apareceu no programa e pediu voto para José Sarto, "contra Bolsonaro"

Se Guilhermes Boulos (PSol) reuniu, em um só programa para a prefeitura de São Paulo - SP, o ex-presidente Lula (PT), ex-ministro Ciro Gomes (PDT), governador do Maranhão Flávio Dino (PCdoB) e a ex-ministra Marina Silva (PV) no último sábado, 21, o candidato a prefeitura de Fortaleza, José Sarto (PDT), também trouxe um interessante representativo de partidos para o Horário Eleitoral Gratuito.

O programa de campanha para TV de Sarto deu destaque, no mesmo sábado, a lideranças locais e nacionais que estão apoiando a campanha dele no segundo turno, numa tentativa de barrar o bolsonarismo na cidade, representado então pela candidatura do Capitão Wagner (Pros). O deputado federal pelo Psol, Marcelo Freixo foi um desses nomes, que surge na programação falando sobre a importância de "derrotar a política do ódio". O presidente da Câmara Federal e deputado pelo Rio de Janeiro, Rodrigo Maia, do Democratas, também surge no vídeo destacando ser "impossível governar sozinho".

Junto a essas novidades, também atravessam a programação o presidente do diretório local do PT, Guilherme Sampaio, além do deputado federal e ex-prefeiturável Célio Studart (PV), e os outros ex-concorrentes ao executivo de Fortaleza, Samuel Braga (Patriota) e professor Anízio. O senador cearense Tasso Jereissati, líder do PSDB, que já havia declarado apoio a Sarto desde o início do primeiro turno, também surge reiterando preferência ao candidato pedetista.

Em vídeo divulgado nas redes sociais de campanha do candidato governista neste domingo, 22, o deputado estadual Renato Roseno (PSol) não só reitera o apoio crítico a Sarto contra a "ameaça à democracia que é o governo Bolsonaro", como pede que os eleitores não se abstenham de ir às urnas no dia 29. "Neste segundo turno, não é hora de se abster. É preciso ser muito responsável com a defesa da democracia", afirma Roseno no material.

Lembrando que Sarto tem, desde o lançamento do seu nome, a simpatia do governador Camilo Santana (PT) e dos irmãos e correligionários do prefeiturável, Ciro e Cid Gomes. Com tantas manifestações e o resultado do último levantamento O POVO Datafolha, o colocando 18 pontos à frente do adversário no segundo turno, o pedetista deu uma desacelerada na campanha de rua durante o fim de semana. Assim, no domingo, ele nem chegou a participar de atos de rua, ficando a cargo do seu candidato a vice, Élcio Batista (PSB) e do prefeito Roberto Cláudio (PDT) a missão de promover um passeio ciclístico pelas ruas de Fortaleza próximas ao Parque do Cocó. Enquanto isso, Sarto gravava programas eleitorais.

Numa campanha marcada por decisões judiciais de todo tipo, Sarto também teve uma vitória importante na noite deste domingo. A Justiça Eleitoral proibiu Wagner de veicular programa eleitoral afirmando que o adversário havia sido investigado por CPI há 20 anos, enquanto ainda era vereador. O juiz Antônio Alves de Araújo, da 95ª Zona Eleitoral, afirmou que o procedimento não chegou a ser instalado na época, assim Sarto não teria porquê se explicar. Por outro lado, ainda ontem mais cedo, o juiz Irandes Bastos Sales, da 93ª Zona Eleitoral de Fortaleza, também havia suspendido a propaganda de José Sarto que acusava Wagner de mentir sobre a existência dessa Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), em 1997.

(Com informações de Carlos Mazza)

 

O que você achou desse conteúdo?