Logo O POVO+
'Onde estão as outras vacinas?', alfineta Doria
Politica

'Onde estão as outras vacinas?', alfineta Doria

| Disputa política | De olho em 2022, governador de São Paulo segue aproveitando início da vacinação para criticar Jair Bolsonaro
Edição Impressa
Tipo Notícia
DORIA tem viajado por várias cidades do interior de SP no início das campanhas de vacinação (Foto: Governo do Estado de São Paulo)
Foto: Governo do Estado de São Paulo DORIA tem viajado por várias cidades do interior de SP no início das campanhas de vacinação

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), voltou a lançar ofensiva contra o presidente Jair Bolsonaro, em uma disputa com foco na vacinação contra a Covid-19, mas que tem como pano de fundo as eleições presidenciais de 2022. Após promover evento com a primeira pessoa imunizada no último domingo na capital paulista, Doria tem viajado pelo Estado com a Coronavac.

Ontem, Doria esteve em Ribeirão Preto. Profissionais do Hospital das Clínicas do município que atuam na linha de frente contra a Covid-19 são os primeiros vacinados, com as 6.520 doses da Coronavac que chegaram à cidade na noite anterior.

No lançamento, Doria fez questão que Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, especificasse quem foi o protagonista da campanha de difamação contra a Coronavac que Covas mencionava.

"A autoridade maior deste País fez uma campanha até domingo (contra a Coronavac). Até domingo, a vacina era a inimiga número 1 do nosso presidente", afirmou Covas.

Para o diretor do Butantã, essa campanha negativa "usando até um nome muito esquisito para se referir a essa vacina" influenciou no atraso da conclusão da produção da Coronavac.

Doria fez mais críticas a Bolsonaro e retomou questionamentos feitos na segunda-feira, 18. "Nós iniciamos um programa de imunização no Brasil com uma única vacina, que só existe e está em solo brasileiro porque o governo do Estado de São Paulo, o Instituto Butantan e pessoas destemidas levaram adiante o projeto e a iniciativa de termos uma vacina brasileira com o apoio da China para a imunização em nosso país, mas repito: onde estão as outras vacinas? O Brasil vai precisar de mais vacinas", afirmou.

O governador listou o que afirma serem outras falhas do governo federal: "Falta de seringas, de agulhas, falta de logística" e mencionou o desperdício de testes que venceram. Lembrou que continua necessário realizar testes. "Até quando vamos ter a incompetência do governo federal?", indagou.

As declarações de Doria ocorreram pouco antes do governo da Índia, maior fabricante mundial de vacinas, anunciar que enviará a partir desta quarta-feira, 10, material para vacinas contra a Covid-19 a seis países e que aguarda confirmação de autorizações regulatórias locais para mandá-lo também a outros três países. O Brasil não está na lista.

O governo brasileiro aguarda o envio de 2 milhões de doses de vacinas adquiridas da Universidade de Oxford e da empresa AstraZeneca, adquiridas pela Fiocruz, que foram produzidas na Índia. Na semana passada, um avião chegou a ser enviado para buscar o material, mas parou em Recife antes de cruzar o Atlântico, ante a falta de confirmação do governo indiano que as vacinas seriam entregues.

 

O que você achou desse conteúdo?