Logo O POVO+
Evandro Leitão projeta discussão sobre renda mínima como pauta prioritária
Politica

Evandro Leitão projeta discussão sobre renda mínima como pauta prioritária

O parlamentar, empossado nesta segunda-feira, 1º, como novo presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), pretende discutir políticas públicas voltadas para a distribuição de renda.
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
EVANDRO Leitão: apoios importantes (Foto: Paulo Rocha/Divulgação AL-CE)
Foto: Paulo Rocha/Divulgação AL-CE EVANDRO Leitão: apoios importantes

Após assumir como presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) nesta segunda-feira, 1º, durante sessão híbrida, o deputado estadual Evandro Leitão (PDT) destacou algumas agendas prioritárias para o biênio de 2021-2022. Como uma das ações para amenizar os impactos da pandemia da Covid-19 no Ceará, o parlamentar afirmou que pretende pautar a discussão sobre a criação de projeto de renda mínima para a população.

Com o término sem prorrogação do auxílio emergencial, tem aumentado a pressão para a criação de um programa de assistência, na medida em que o colapso econômico devido à pandemia arrasta milhões de pessoas para a extrema pobreza e desemprego. O assunto promete, inclusive, ser debatido a nível nacional na Câmara dos Deputados em 2021.

Segundo o presidente da AL-CE, o momento exige uma urgente discussão em torno da criação de políticas públicas voltadas para a distribuição de renda. “Queremos pautar essa questão com clareza e seriedade por entender que traz importantes impactos na economia e na qualidade de vida dos cidadãos em situação de vulnerabilidade social”, reforçou.



Ainda na solenidade que marcou o retorno do ano Legislativo, Evandro destacou que a Casa deve continuar na tomada de decisões estratégicas no combate ao coronavírus, inclusive para a retomada da economia.

“Estamos atentos às iniciativas que visam atravessar esse problema salvando vidas e movimentando a economia de forma segura. O diálogo constante com todos os setores é essencial para reduzir os efeitos da pandemia no setor econômico”, disse.

O deputado Fernando Santana (PT), 1º vice-presidente da AL-CE, reforçou que a Casa deve priorizar pautas relacionadas ao combate a pandemia do novo coronavírus, de forma a trabalhar em conjunto com o poder Executivo para “trazer a vacina para a população cearense”.

“Outras pautas mais secundárias virão em virtude do momento, mas o foco é a pandemia. A pauta prioritária é salvar vidas”, disse o parlamentar.

Já o 2º vice-presidente, deputado Danniel Oliveira (MDB), destacou a preocupação com a quadra chuvosa no ano de 2021. Ele afirma que o ano "já começa trazendo sinal amarelo" para a situação.

"Em fevereiro, nossa preocupação é não termos uma quadra chuvosa que faça que o Ceará possa produzir mais, pois a previsão que não é boa. Isso, obviamente, faz parte dos debates mais corriqueiros, junto com educação, saúde e seca”, ressaltou.

Posse da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Ceará para o biênio 2021-2022
Foto: Foto: Edson Júnio Pio
Posse da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Ceará para o biênio 2021-2022


A Mesa Diretora do biênio 2021-2022 também é integrada pelos deputados Antônio Granja (PDT), 1º secretário; Audic Mota (PSB), 2ª secretário; Érika Amorim (PSD), 3ª secretária e Apóstolo Luiz Henrique (PP), como 4º secretário. Os deputados Fernanda Pessoa (PSDB), Osmar Baquit (PDT) e João Jaime (DEM) ocuparão, respectivamente, os postos de 1º, 2º e 3º suplentes.

Após a solenidade, os novos integrantes da mesa estiveram no Palácio da Abolição, sede do Governo do Estado, para um encontro com o governador Camilo Santana (PT).

“Desejo boa sorte e sucesso ao presidente e demais deputados nesses próximos dois anos”, publicou o gestor nas redes sociais. Mais cedo, o chefe do Executivo estadual esteve presente virtualmente no plenário da AL para apresentar as ações da gestão diante a crise de saúde do novo coronavírus em 2020.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Camilo S. Santana (@camilosantanaoficial)

ASSISTA À MENSAGEM DE CAMILO À AL-CE

O que você achou desse conteúdo?