Logo O POVO+
Camilo reúne secretários e define estratégias prioritárias para 2021
Politica

Camilo reúne secretários e define estratégias prioritárias para 2021

Além de abordar estratégias para a vacinação contra a Covid-19, o encontro tratou de formas para redução dos índices de violência e fortalecimento da economia local
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
GOVERNADOR tratou com secretários estratégias para a gestão (Foto: Reprodução/Twitter)
Foto: Reprodução/Twitter GOVERNADOR tratou com secretários estratégias para a gestão

O governador Camilo Santana (PT) reuniu ontem, remotamente, seu secretariado para listar os objetivos prioritários da sua gestão em 2021. Entre as metas discutidas com os titulares das pastas esteve a superação da pandemia com a vacinação, o retorno seguro às aulas presenciais, o acolhimento social das famílias mais vulneráveis, a redução dos índices de violência e o fortalecimento da economia, com mais investimentos e a geração de novos empregos.

Na abertura do encontro, Camilo reforçou aos gestores a necessidade “de muita reflexão, união e superação” durante o momento de pandemia. “Cuidar das pessoas mais vulneráveis estará sempre entre as nossas principais missões”, destacou o governador.

As discussões iniciaram após a apresentação dos Resultados Fiscais do Ceará no Exercício 2020, documento com os principais índices do Estado em receitas, despesas e investimentos no ano passado.

"O encontro deu direcionamento dos nossos trabalhos. A situação do Ceará segue boa, mas sempre temos muita prudência por conta de um ano de muitos desafios, uma instabilidade econômica ainda grande, e o que nos faz continuar adotando medidas de eficientização da nossa despesa e dinamismo da arrecadação é para que a gente consiga encerrar 2021 com excelentes índices", disse a secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba.

Sobre o Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará, o titular da Secretaria do Planejamento e Gestão, Mauro Filho, afirmou que houve crescimento acima do País. Para manter os parâmetros, ele avaliou a importância da continuidade do auxílio emergencial para as famílias mais carentes.



Durante as considerações sobre a pandemia, o secretário da Saúde, Dr. Cabeto, falou sobre os esforços para a ampliação da rede de saúde, visando atender a população, diante do aumento do número de casos.

Até o fim do mês, a rede estadual contará com 703 leitos de UTI exclusivos para tratamento de pacientes com coronavírus. O governador pontuou que tem conversado com o Ministério da Saúde para o credenciamento de novos leitos de enfermaria e terapia intensiva para Covid.

“Temos ampliado nossa rede pública para que os cearenses tenham um atendimento digno”, disse Camilo, reforçando que o Ministério informou que um novo lote da vacina CoronaVac deve ser enviado na próxima semana ao Estado. “É muito importante acelerarmos esse processo de vacinação, que é a única forma de superarmos a pandemia”, afirmou.



Outra questão a ser tratada pelo secretário da Casa Civil, Chagas Vieira, foi a segurança pública. Ele reforçou o compromisso de manter investimentos em equipamentos e pessoal para a redução dos índices de violência. De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o Ceará registrou 306 mortes violentas em janeiro. 

"As questões da segunda onda da pandemia, da retomada das aulas e do apoio às famílias mais atingidas no momento de crise foram as áreas mais destacadas nessa primeira reunião geral", explicou Chagas. Segundo ele, o detalhamento das atividades específico de cada secretaria será abordado ao longo dos próximos dias em reunião individuais de cada pasta.

O que você achou desse conteúdo?