Logo O POVO+
Bancada cearense espera novo texto para decidir voto sobre PEC auxílio emergencial
Politica

Bancada cearense espera novo texto para decidir voto sobre PEC auxílio emergencial

Senado deve votar PEC na quarta-feira, dia 3. Bancada cearense aguarda nova versão para definir voto
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
SENADOR Márcio Bittar defende retirada dos pisos de saúde e educação  (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado SENADOR Márcio Bittar defende retirada dos pisos de saúde e educação

Após divergências sobre trechos da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 186/2019, o Senado Federal deve votar, na próxima quarta-feira, 3, o projeto conhecido como PEC emergencial, que prevê o acionamento de medidas em caso de crise nas contas públicas. A tramitação da mensagem está diretamente ligada à continuidade do auxílio emergencial no País e à celeridade com a qual o benefício chegará na ponta.

O relator da matéria, senador Márcio Bittar (MDB-AC), deve apresentar nesta segunda-feira, 1°, novo parecer para análise da Casa. Na semana passada, ele havia protocolado versão que acabava com investimentos mínimos, previstos na Constituição, em Saúde e Educação; desobrigando governantes de efetuar gastos mínimos nessas searas. O trecho tornou a tramitação da matéria inviável. A nova versão deve manter os pisos para gastos nessas áreas.

Atualmente a Constituição determina que estados destinem percentual mínimo de 12% da receita à saúde e 25% à educação. Para municípios os índices são de 15% e 25%, respectivamente. Para a União o cálculo dos pisos é feito, desde 2018, com base no valor desembolsado em 2017 corrigido pela inflação do período.

Os integrantes da bancada cearense no Senado defendem a rapidez na votação da PEC para garantir a continuidade do auxílio emergencial. Cid Gomes (PDT-CE) não acredita que o caminho para viabilizá-lo seja retirar pisos dessas áreas. "Imagine como ficará o País, com fome, ainda mais deseducado e com mais gente morrendo por falta do serviço público de saúde", declarou, defendendo a cobrança de "imposto sobre lucros e dividendos" como uma das alternativas para buscar recursos para pagar o benefício.

O senador Eduardo Girão (Podemos) informou que até a última sexta-feira, 26, não recebeu parecer com a retirada dos pontos polêmicos, mas defendeu a supressão do trecho. "Acredito que é o caminho mais rápido e justo para que possamos amparar imediatamente milhões de brasileiros que foram empurrados para a miséria (pela redução da renda na pandemia)", pontuou, afirmando que o momento de ajuste fiscal é uma "oportunidade dos três Poderes cortarem privilégios abusivos incorporados aos altos salários".

Por meio da assessoria, o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) informou que tem "estudado o tema com a equipe técnica" e que está "aguardando a versão final do texto para se pronunciar oficialmente". A preocupação dele também é com a urgência em relação ao auxílio emergencial que já não é pago há dois meses à população mais vulnerável.

Mais do que uma condição do governo Bolsonaro para retomar o auxílio, a PEC é uma aposta para cortar gastos, pois cria mecanismos de ajuste fiscal para União, estados e municípios. O parecer prevê o acionamento de gatilhos; mecanismos que obrigam governantes a conterem gastos, como salários e subsídios, quando a despesa obrigatória superar 95% do total. Cenário que pode ocorrer no ano que vem, ou em novo decreto de estado de calamidade pública.

No caso de uma nova calamidade, o congelamento ocorreria durante e até dois anos após o fim do decreto. Na prática, o governo federal pagaria o auxílio emergencial com a garantia de poder conter despesas com o funcionalismo público em novos períodos de crise. O texto também prevê barreiras a eventuais reajustes para servidores e a concursos públicos.

Vincular a continuidade do auxílio emergencial ao percentual obrigatório de verbas foi visto como uma "chantagem" por parte dos senadores, que ainda tentam desidratar a PEC, deixando as medidas de contenção de gastos para depois. O líder do Cidadania no Senado, Alessandro Vieira, apresentou emenda para retirar da proposta, num primeiro momento, tudo que não trate do benefício. A equipe econômica do governo tenta barrar.

O que você achou desse conteúdo?