Logo O POVO+
Prefeitos eleitos pela oposição também mantêm "cota política"
Politica

Prefeitos eleitos pela oposição também mantêm "cota política"

| ALIANÇAS | Gestões de Caucaia, Juazeiro do Norte e Maracanaú também são "abrigo" para aliados e derrotados em 2020
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Indicacoes politicas pelo estado (Foto: Indicacoes politicas pelo estado)
Foto: Indicacoes politicas pelo estado Indicacoes politicas pelo estado

Eleitos pela oposição à base de Camilo Santana (PT) no Ceará, os prefeitos de Caucaia, Juazeiro do Norte e Maracanaú também mantêm, com pouco mais de três meses de governo, cota de indicações políticas nas gestões, com nomeação de dirigentes partidários e "abrigos" para políticos que não foram eleitos na disputa de 2020.

No último sábado, O POVO publicou reportagem detalhando cerca de 50 das principais indicações políticas da gestão José Sarto (PDT) em Fortaleza, que incluem três vereadores, 17 candidatos derrotados na eleição de 2020 e uma série de personalidades políticas e religiosas, dirigentes partidários ou até mesmo parentes de parlamentares do Estado.

A prática, no entanto, está longe de ser exclusividade da Capital. Entre as gestões Vitor Valim (Pros), em Caucaia, Glêdson Bezerra (Podemos), em Juazeiro do Norte, e Roberto Pessoa (PSDB), em Maracanaú, levantamento do O POVO em documentos oficiais também identificou uma série de indicações semelhantes às encontradas em Fortaleza.

No caso de Caucaia, o que mais chama a atenção é a grande presença de adversários de Vitor Valim na eleição que foram parar na gestão. Atualmente, integram o secretariado do prefeito dois adversários diretos no 1º turno - Emília Pessoa (PSDB) e Sebastião Conrado (PMB) - e dois vices de chapas oponentes - Natécia Campos (PP), vice de Elmano de Freitas (PT) e Silvio Nascimento (Podemos), vice de Emília Pessoa.

Questionada, a assessoria da Prefeitura de Caucaia não emitiu posicionamento oficial da gestão sobre o caso. Destacou, no entanto, que todos esses candidatos apoiaram o prefeito no 2º turno da eleição contra Naumi Amorim (PSD).

Apesar de legal, a prática costuma ser questionada e relacionada ao "toma lá, dá cá" por adversários das gestões . O próprio candidato apoiado por Valim em Fortaleza, Capitão Wagner (Pros), usou desse argumento para criticar o rival José Sarto (PDT), afirmando que o amplo arco de alianças do pedetista geraria "contas" na formação do governo.

Na gestão Roberto Pessoa em Maracanaú, seis secretários são políticos que perderam eleições em 2020, incluindo candidatos a prefeito de Boa Viagem e Maranguape, além do vereador eleito Raphael Pessoa (PTB). O que mais chama atenção, no entanto, é a ampla presença do antecessor de Pessoa, o ex-prefeito Firmo Camurça.

Além de o próprio Firmo ter sido nomeado secretário de Relações Institucionais, a irmã do ex-gestor, Vládia, e seu filho, Ítalo, também estão na gestão. Questionada sobre o caso, a Prefeitura de Maracanaú destaca que as nomeações foram feitas "com base em critérios técnicos e não apenas por questões políticas". "Todos os secretários e secretárias têm experiência em gestão pública e são plenamente qualificados".

Mesmo em menor presença, gestão de Glêdson Bezerra também serve de "abrigo" para alguns políticos, incluindo o próprio chefe do Gabinete do Prefeito, candidato derrotado a prefeito de Aurora, e secretários de pastas importantes da gestão, como Administração e Turismo e Romaria.

Indicacoes politicas pelo estado
Indicacoes politicas pelo estado (Foto: Indicacoes politicas pelo estado)

 

O que você achou desse conteúdo?