Logo O POVO+
TRE julga quinta-feira cassação do prefeito de Juazeiro
Politica

TRE julga quinta-feira cassação do prefeito de Juazeiro

| Eleições | Tribunal vai analisar recurso apresentado por Glêdson Bezerra e o vice, Giovanni Sampaio, que tiveram os diplomas cassados por abuso de poder econômico
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
PREFEITO de Juazeiro tem apenas 2 vereadores aliados entre os 21 da Câmara (Foto: Reprodução/Facebook)
Foto: Reprodução/Facebook PREFEITO de Juazeiro tem apenas 2 vereadores aliados entre os 21 da Câmara

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) agendou para a próxima quinta-feira, 5, o julgamento de recurso apresentado pelo prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos). No dia 30 de maio, Glêdson e seu vice, Giovanni Sampaio (PSD), tiveram os diplomas cassados pelo juiz da 28ª Zona Eleitoral, Giacumuzaccara Leite Campos, por abuso de poder econômico na eleição de 2020.

Caso perca o julgamento, Glêdson ainda poderá apresentar novos recursos tanto ao TRE-CE quando ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Se a condenação for mantida e os embargos julgados desprovidos, o TSE marcará novas eleições no município.

Na decisão que culminou na cassação do diploma do prefeito, o juiz constatou o uso irregular de um helicóptero – que pertenceria ao empresário Gilmar Bender (PDT), aliado dos então candidatos – durante uma carreata da campanha de Glêdson às vésperas das eleições. No evento, a aeronave teria inclusive despejado uma “chuva” de papel picado, que foi transmitida nas redes sociais.

O magistrado destacou ainda que, apesar de ter trazido aos candidatos "grande benefício, a ponto de tornar injusta e desproporcional a propaganda eleitoral", o uso do helicóptero não aparece na declaração de despesas de campanha de Glêdson e Giovanni. No texto, ele ressalta o alto custo com combustível para manter um sobrevoo longo do tipo.

O POVO tentou contato com o prefeito, mas não obteve resposta. Em junho, por meio de parecer encaminhado ao TRE-CE, o Ministério Público Eleitoral defendeu a manutenção da cassação dos diplomas e a inelegibilidade do prefeito de Juazeiro e do vice. No documento, o MP Eleitoral pediu que o Tribunal confirmasse a decisão da primeira instância da Justiça Eleitoral. 

Além da carreata, o MP ainda ressalta que um outro helicóptero foi utilizado na véspera da eleição para promover um novo derramamento de panfletos de campanha dos então candidatos pelas ruas da cidade. A propaganda informava que as candidaturas da chapa, até então indeferidas, haviam sido "liberadas" pela Justiça Eleitoral. Mas, na verdade, os registros foram aprovados pelo pleno do TRE em 25 de novembro, 10 dias após a votação.

A cassação é mais uma das polêmicas que envolve a gestão de Glêdson Bezerra em Juazeiro do Norte. Desde que assumiu o mandato em fevereiro, prefeito tem enfrentado forte resistência de parlamentares de oposição da Câmara Municipal, cujo número é majoritário em relação aos governistas. 

Em apenas quatro meses de governo, o prefeito já responde a quatro Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) e um processo de cassação instalados pelo Legislativo do município. Ações envolvem acusações diversas, desde nepotismo, contratações irregulares a até “fura-filas” na vacinação contra Covid-19.

Em agosto, o prefeito deve ser alvo de CPI que investigará dispensa de licitação em suposto favorecimento na contratação direta da empresa Revert Pro Ambiental, responsável por prestar serviços de coleta de lixo e limpeza urbana.

O que você achou desse conteúdo?