Logo O POVO+
TSE cassa prefeito e vice de Jaguaruana e município terá eleições suplementares
Politica

TSE cassa prefeito e vice de Jaguaruana e município terá eleições suplementares

A vice-prefeita Flávia Façanha (PSB) teve candidatura impugnada após pleitear o cargo mesmo estado alocada como assessora parlamenar na Assembleia Legislativa do Ceará
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
ROBERTO da Viúva e Flávia Façanha tiveram mandatos cassados (Foto: Reprodução/Facebook)
Foto: Reprodução/Facebook ROBERTO da Viúva e Flávia Façanha tiveram mandatos cassados

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou, por unanimidade, o mandato do prefeito de Jaguaruana, Roberto da Viúva (PDT), e da vice Flávia Façanha (PSB). Em decisão julgada na última quinta-feira, 26, o plenário da Corte decidiu pela realização de novas eleições no município a serem organizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE). 

Flávia Façanha entrou na chapa de última hora após o então vice-prefeito, Bebeto Delfino (PSB) - que também é seu marido - ter as contas desaprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e a candidatura para ser reconduzido ao cargo de vice indeferida.

Atuando em cargo de assessora parlamentar na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), a candidata que entrou na disputa de última hora estava lotada junto ao gabinete do deputado estadual Antônio Granja (PDT). Contudo, Flávia Façanha precisava ter se afastado de suas funções no prazo de três meses antes de pleitear o cargo de vice.

Segundo a decisão do TSE, a desincompatibilização é requisito exigido para a disputa do pleito, podendo, caso contrário, a candidata promover "um desequilíbrio ou vantagem na disputa eleitoral". 

Com a cassação, o município será o quarto do Ceará a realizar eleições suplementares. No dia 1º de agosto, os eleitores das cidades de Missão Velha, Martinópole e Pedra Branca voltaram às urnas para votar para prefeito e vice-prefeito.

LEIA MAIS l Conheça os novos prefeitos de Missão Velha, Pedra Branca e Martinópole

Na noite da mesma quinta-feira, apoiadores de Roberto da Viúva foram às ruas de Jaguaruana. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram aglomerações e carreatas no município com músicas de apoio a ele. 

Roberto da Viúva, do PDT, foi eleito, prefeito de Jaguaruana com 52,82% dos votos. Foram 12.005 votos no total. Ele derrotou Ana Teresa (PT), que ficou em segundo lugar com 46,28% (10.519 votos).

Apesar da vitória, Roberto da Viúva não chegou a assumir o cargo por também ter suas contas desaprovadas em sua ultima gestão. Quem assumiu o Executivo municipal em 2021 foi presidente da Câmara Municipal, vereador Elias do Sargento (PCdoB).

O que você achou desse conteúdo?