Logo O POVO+
Gravação da PF mostra deputado do PL com maços de dinheiro
Politica

Gravação da PF mostra deputado do PL com maços de dinheiro

As imagens vêm a público após a filiação do presidente Jair Bolsonaro ao mesmo partido de Josimar
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Deputado do PL é investigado por suposto desvio de verbas do orçamento secreto (Foto: Reprodução CrusoÉ)
Foto: Reprodução CrusoÉ Deputado do PL é investigado por suposto desvio de verbas do orçamento secreto

Uma gravação da Polícia Federal divulgada ontem mostra o deputado federal Josimar de Maranhãozinho, (PL-MA) manuseando maços de dinheiro. Segundo a PF, o montante é produto de esquema de desvio de emendas parlamentares.

O flagrante aconteceu em outubro do ano passado, no escritório político de Maranhãozinho, em São Luís. As imagens vêm a público dias após a filiação do presidente Jair Bolsonaro ao mesmo partido de Josimar.

O deputado esteve na filiação de Bolsonaro na última terça-feira, 30. Maranhãozinho foi alvo de operação da PF pela segunda vez em um ano.

O objetivo do órgão na operaçao era coletar provas da suposta participação no esquema de desvio de milhões de reais em verbas federais destinadas às áreas de saúde e obras públicas.

Apesar das imagens apreendidas, nenhuma medida além das ações de busca e apreensão foi adotada até o momento, e o deputado segue no mandato.

Josimar é ex-prefeito do município de Maranhãozinho e é líder do PL no Maranhão. Depois de dois mandatos como deputado estadual, foi eleito para uma cadeira no Congresso Nacional com votação recorde. Ele é pré-candidato ao governo do Maranhão nas eleições do ano que vem.

Maranhãozinho está envolvido em pelo menos duas investigações no Supremo para apurar o esquema de compra e venda de emendas parlamentares. O deputado é suspeito de pagar para que colegas parlamentares se juntem a ele no desvio de emendas a municípios controlados por seus aliados políticos que contratam empresas ligadas ao esquema logo após receberem as verbas, para devolver o dinheiro lavado e em espécie.

A investigação começou no primeiro semestre de 2020, e desde então corre sob absoluto sigilo.

A reportagem procurou o deputado Josimar Maranhãozinho e seu advogado, mas eles não se manifestaram. (com Agência Estado)

O que você achou desse conteúdo?