Logo O POVO+
TJCE anuncia concurso, novos fóruns no Interior e juizados
Politica

TJCE anuncia concurso, novos fóruns no Interior e juizados

| Judiciário | Balanço e investimentos anunciados marcam primeiro ano da gestão da desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
DESEMBARGADORA Nailde Pinheiro completou um ano à frente do TJCE (Foto: JÚLIO CAESAR)
Foto: JÚLIO CAESAR DESEMBARGADORA Nailde Pinheiro completou um ano à frente do TJCE

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) anunciou realização de concurso público, construção e reforma de fóruns pelo Interior, novos juizados voltados ao combate à violência contra a mulher, além de investimentos em tecnologia, gestão e serviços à população, com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). As ações são parte do programa Avançar, que marca um ano de gestão da desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira como presidente da Corte.

O concurso público terá 51 vagas para analistas judiciários e oficiais de Justiça. Em live na manhã dessa quarta-feira, 26, Nailde Pinheiro informou que serão 41 vagas para analista judiciário e 10 para oficial de Justiça.

 

A desembargadora assinou, na última segunda-feira, 24, a portaria de instalação da comissão organizadora, que tem à frente a desembargadora Lisete de Sousa Gadelha. No início do ano, o TJCE também convocou 94 aprovados no último concurso, para técnico judiciário. Nailde Pinheiro salientou ainda a convocação de 32 juízes desde o ano passado.

Terceira mulher a ser presidente do TJCE, Nailde destacou ações voltadas para as mulheres e ao combate à violência doméstica. Ela anunciou a instalação de juizados de violência doméstica e familiar contra a mulher em Crato, Sobral e Maracanaú. Destacou ainda o trabalho para que mais mulheres assumam posições de liderança e gestão no Judiciário.

Entre as ações de atendimento ao público, há a criação do 4º Juizado Especial de Fortaleza, no shopping Benfica.

 

Um dos fatos que marca o período da gestão de Nailde é o incêndio da sede do tribunal, em setembro de 2021. Ao fazer balanço das obras de infraestrutura, além da restauração do prédio no Cambeba e da adequação do Fórum Clóvis Beviláqua para receber provisoriamente os trabalhos do TJCE, a desembargadora citou o início da construção dos fóruns de Icó, Milagres, Nova Olinda e Quixeramobim, entrega dos novos fóruns de Uruburetama e Senador Pompeu, início das reformas dos fóruns de Araripe, Jaguaribe, Jucás e Quixadá e reformas dos fóruns de Aurora, Acopiara, Beberibe, Ibiapina, Marco, Morada Nova, Pacatuba, São Benedito e Tauá.

Em meio aos investimentos em tecnologia, a desembargadora reconheceu que, por causa da pandemia, houve pessoas que ficaram excluídas por não terem meios para acessar online os serviços do Judiciário. Ela disse que está sendo idealizado que cada comarca tenha funcionários com equipamentos para disponibilizar a quem não consiga acessar a Justiça de outra forma.

A presidente do TJ-CE,  desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira  (Foto:Júlio Caesar / O Povo)(Foto: JÚLIO CAESAR)
Foto: JÚLIO CAESAR A presidente do TJ-CE, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira (Foto:Júlio Caesar / O Povo)

 

O que você achou desse conteúdo?