Logo O POVO+
PDT antecipa debate e pode definir candidatura ao governo do Ceará ainda em junho
Politica

PDT antecipa debate e pode definir candidatura ao governo do Ceará ainda em junho

Possível antecipação da questão é estudada por pedetistas para minimizar divisões internas no partido
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Mauro Filho, Izolda Cela, Evandro Leitão e Roberto Cláudio, dentre eles Camilo Santana: quatro pré-candidatos e só uma vaga no PDT (Foto: Divulgação )
Foto: Divulgação Mauro Filho, Izolda Cela, Evandro Leitão e Roberto Cláudio, dentre eles Camilo Santana: quatro pré-candidatos e só uma vaga no PDT

Maior partido político do Ceará, o PDT terá nas próximas semanas dias decisivos para a definição de sua participação nas eleições deste ano no Estado. Segundo deputados ouvidos pelo O POVO, têm crescido pressões internas na sigla pela definição de quem será o candidato pedetista na disputa pela sucessão de Camilo Santana (PT).

Desde o final de maio, circulam nos bastidores da política local rumores de que o senador Cid Gomes (PDT), principal estrategista eleitoral do bloco governista, estaria interessado em antecipar a definição do nome do partido para a disputa. Originalmente, o grupo pretendia fechar o nome apenas na época das convenções partidárias, no final de julho.

A "pressa" para resolver a candidatura, no entanto, ocorreria como forma de evitar desgastes nas relações internas do partido, que tem se dividido de forma mais acirrada entre as pré-candidaturas Roberto Cláudio (PDT) e Izolda Cela (PDT). Diante disso, vários parlamentares têm afirmado que a definição pode sair já em junho.

A divisão entre as candidaturas ficou mais evidente sobretudo ao longo de maio, quando o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, fez fala em defesa de Roberto Cláudio, e o presidenciável da sigla, Ciro Gomes, criticou possíveis interferências do PT - sigla que tem defendido a candidatura de Izolda - na escolha. De lá para cá, no entanto, o partido tem reforçado o clima de "bandeira branca", colocando panos quentes sobre a disputa.

Um deputado federal do PDT ouvido pela reportagem, mas que pediu anonimato, declarou que "há uma expectativa" de anúncio do nome já na próxima rodada de encontros regionais do partido, marcada para o próximo fim de semana em Itarema e Sobral. "Estamos aguardando um encontro dos deputados com a executiva estadual do partido", diz.

Já outro deputado reforça que não existe ainda qualquer definição sobre o nome, mas diz acreditar que um calendário com datas sobre a definição deve ser fechado ainda nesta semana. O presidente da sigla no estado, deputado André Figueiredo, diz que ainda não há qualquer definição sobre a candidatura ou data de anúncio, mas diz que o partido está "trabalhando duramente" para fechar a questão.

Em entrevista ao O POVO neste domingo, a governadora Izolda Cela também destacou a ausência de definição sobre o caso, mas afirmou que a definição já está na "agenda" da coligação e reforçou prioridade pela manutenção da aliança que hoje governa o Estado.

"Nós defendemos sempre a aliança em prol do Ceará, daquilo que nós consideramos um projeto importante, que vem dando resultados, que vem mostrando um Ceará valente, que investe, que é transparente, que vem sendo reconhecido por avanços nas políticas", diz.

 

O que você achou desse conteúdo?