Logo O POVO+
Guimarães: "Vamos construir nosso caminho"
Politica

Guimarães: "Vamos construir nosso caminho"

Reação de petistas.
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
José Guimarães (PT) (Foto: Samuel Setubal/Especial para O Povo)
Foto: Samuel Setubal/Especial para O Povo José Guimarães (PT)

Dois de três deputados federais petistas se manifestaram ontem após a definição por Roberto Cláudio como candidato a governador do Ceará pelo PDT. Principal articulador do partido no Ceará, José Guimarães disse estar "triste" com o resultado. Agora, segundo ele, o PT discutirá um caminho no Ceará. A ex-prefeita de Fortaleza e deputada federal Luizianne Lins disse que a derrota de Izolda significa "violência política de gênero".

"Nós vamos, a partir de agora, reunir, passar a semana em reunião", afirma o petista. "Retorno (ao Ceará) hoje de madrugada e, chegando, converso com o Camilo, reúno nossos partidos aliados e vamos buscar construir o nosso caminho", afirmou Guimarães.

Em entrevista ao O POVO em 10 de junho, ele já havia dito que a escolha por RC faria o PT "buscar outro caminho" no Ceará, pondo fim à aliança que governa o Estado desde 2006.

"A decisão do PDT eu respeito, porque não costumo me meter nas decisões de outros partidos, mas fiquei triste. Pela Izolda, pelo que ela representa, pelo que ela demonstrou nesses meses de governo, pela competência, por ser mulher", diz o petista.

Guimarães destacou ainda que, daqui para frente, o foco principal do PT deverá ser na construção de um "amplo palanque" para Lula no Ceará. "Mas estou triste, confesso que meu coração se encheu de tristeza. Mas cada partido faz o que acha melhor, toma a decisão se quiser", afirma.

"Minha solidariedade a Izolda Cela, a primeira governadora do Ceará, que teve seu direito à reeleição impedido pela violência política de gênero", afirmou Luizianne, adversária política de Ciro, Cid e Roberto Cláudio. Ela defende o fim da aliança com os Ferreira Gomes sob argumento de que a união é maléfica para o PT no Ceará.

A ex-prefeita também critica as críticas movidas por Ciro a Lula e ao partido, centradas nos temas da corrupção e da condução econômica considera equivocada por ele. (colaborou Carlos Mazza)

 

O que você achou desse conteúdo?