Logo O POVO+
PF prende 3 suspeitos de ajudarem na ocultação dos corpos de Bruno e Dom
Politica

PF prende 3 suspeitos de ajudarem na ocultação dos corpos de Bruno e Dom

Detidos são familiares de ‘Pelado’, que confessou ter assassinado o indigenista brasileiro e o jornalista inglês em junho deste ano no Vale do Javari
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
ASSASSINATOS de Dom Phillips e Bruno Pereira ocorreram há dois meses no Vale do Javari (Foto: )
Foto: ASSASSINATOS de Dom Phillips e Bruno Pereira ocorreram há dois meses no Vale do Javari

A Polícia Federal prendeu neste sábado, 6, três suspeitos de ajudarem na ocultação dos corpos do indigenista brasileiro Bruno Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips, assassinados em junho deste ano no Vale do Javari. De acordo com a PF, os três são familiares de Amarildo Costa de Oliveira, conhecido como "Pelado", que confessou ter cometido o crime.

Além do envolvimento no homicídio de Bruno e Dom, os detidos também são investigados pela associação com o indivíduo conhecido como "Colômbia" na pesca ilegal na região. Inicialmente tido como peruano, a PF o identificou neste sábado como Ruben Dario da Silva Villar, um cidadão de fato colombiano que usava documentos de identidade falsos do Brasil e do Peru.

Foram cumpridos sete mandados de prisão preventiva e dez mandados de busca e apreensão na região dos municípios amazonenses de Atalaia do Norte e Benjamin Constant.

"Com o avanço das investigações, a PF identificou fortes indícios de que "Colômbia" seria líder e financiador de uma associação criminosa armada dedicada à prática da pesca ilegal na região do Vale do Javari, responsável por comercializar grande quantidade de pescado que era exportado para países vizinhos", destacou a Polícia Federal, em nota. "As investigações prosseguem para o total esclarecimento do caso", completou.

O Ministério Público Federal (MPF) informou que solicitou os mandados de prisão preventiva à Justiça, com o objetivo de apurar a ação da quadrilha especializada na pesca ilegal, realizada em terras indígenas e em período de defeso.

Ainda de acordo com o MPF, é investigada a prática dos crimes de associação criminosa armada, pesca ilegal, contrabando, além das conexões do esquema com o caso Bruno e Dom.

Bruno e Dom

O jornalista Dom Phillips e o indigenista Bruno Araújo Pereira foram assassinados na manhã de 5 de junho, domingo, enquanto faziam o trajeto entre a comunidade Ribeirinha São Rafael e o município de Atalaia do Norte, no Amazonas.

Bruno sofria repetidas ameaças por trabalhar com os indígenas isolados do oeste do Amazonas e em defesa da manutenção de áreas ambientais. Antes de atuar junto à União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), o indigenista trabalhou na Funai como coordenador de povos isolados e foi exonerado do cargo durante a pandemia.

Já o jornalista estrangeiro, colaborador do jornal The Guardian e de outros veículos da imprensa internacional, acompanhava o trabalho para registrar em livro que pretendia escrever sobre a preservação da Amazônia.

No fim de julho, o MPF apresentou à Justiça denúncia contra três suspeitos por duplo homicídio qualificado e ocultação de cadáver no caso das mortes de Bruno e Dom. "Pelado", seu irmão Oseney da Costa de Oliveira, conhecido como "Dos Santos" e Jefferson da Silva Lima, o "Pelado da Dinha", tornaram-se réus após a Justiça Federal de Tabatinga (AM) receber a denúncia do MPF, apresentada no dia 21 de julho.

"Colômbia" não foi incluído na denúncia do MPF. Ele foi preso por outra razão. As autoridades ainda avaliam se houve um mandante para o crime e sua eventual vinculação ao caso.

Após ter comparecido espontaneamente à sede da corporação em Tabatinga a fim de prestar esclarecimentos sobre o assassinato da dupla, ele foi preso por porte ilegal de documento. Colômbia negou participação no crime, mas segue preso pela PF porque a polícia teme que ele fuja do País.

 

O que você achou desse conteúdo?